Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias PRPIPG divulga resultado final das seleções para bolsas de pesquisa
01/08/2011 às 14h32

PRPIPG divulga resultado final das seleções para bolsas de pesquisa

Foram ofertadas 242 bolsas para alunos dos dois níveis de ensino e também para servidores. Editais para vagas remanescentes devem sair após a greve. O resultado parcial do PIBITI/CNPq também foi lançado, além da lista dos classificados na cota do Pibic/CNPq

01.08.2011

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) divulgou, na sexta-feira, 29 de julho, o resultado final dos editais abertos para a seleção de bolsistas em projetos de pesquisa entre alunos e servidores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. No total, foram classificados para o recebimento das bolsas mais de 150 pessoas. As tabelas de resultado estão disponíveis no link http://www.ifpb.edu.br/reitoria/pro-reitorias/prpipg/editais. Outros editais para preencher vagas remanescentes devem ser divulgados após a greve, conforme avisa a pró-reitora Nelma Miriam Chagas de Araújo.

Os projetos revelam a amplitude da atuação do IFPB nas áreas de ensino, englobando Computação, Eletricidade, Automação, Educação, Meio Ambiente, História, Construção, Alimentação, entre outras. Cada bolsa tem a validade de 12 meses. Porém, como informa a pró-reitora: “o início da vigência das bolsas estará condicionado ao término da greve, haja vista a necessidade de realização de reunião com os bolsistas e voluntários para tratar dos direitos e deveres destes, bem como para assinatura do Termo de Aceitação de Bolsa ou do Termo de Serviço Voluntário”.

Para as bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica dos alunos do Ensino Técnico, a Pibict Junior, foram selecionados com bolsa, 20 no total. São seis no Campus João Pessoa, cinco em Picuí, três em Cajazeiras, três em Cabedelo, dois em Monteiro e um em Campina Grande. Em Patos e Sousa, nenhum projeto foi classificado. Na maioria das vezes, a documentação incompleta durante a inscrição resulta na eliminação do candidato à bolsa. O IFPB ofertou 71 bolsas Pibict Jr, de R$ 180 mensais.

A instituição ofertou 87 bolsas Pibict para estudantes dos cursos superiores, no valor de R$ 250 mensais. Foram classificados 62 alunos, sendo que outros projetos foram aprovados, porém não conseguiram ser classificados para a obtenção da bolsa. Os estudantes não aprovados se engajam como voluntários e podem ascender à condição de bolsistas, dependendo do remanejamento de recursos a ser decidido pelas coordenações de pesquisa dos campi, já que foi ofertado um número maior de bolsas do que o de classificados.

Em Campina Grande, foram aprovados quatro projetos, sendo que três vão ter direito à bolsa. Em João Pessoa, 25 projetos foram classificados para a bolsa e outros 23 sem direito ao benefício. Em Sousa, 14 projetos foram classificados. Em Cajazeiras, há seis classificados; em Picuí, são cinco; em Monteiro, há quatro; em Patos, dois; em Cabedelo, são dois e em Princesa Isabel, só um.

A bolsa Pesquisador, concedida a professores ou técnico-administrativos, teve 27 projetos classificados, sendo que o IFPB ofertou 46 bolsas, distribuídas nos nove campi, no valor mensal de R$ 500. Foram classificados 14 servidores no Campus da Capital paraibana, cinco em Sousa, só que outros 15 foram aprovados sem classificação para o benefício, quatro em Campina Grande, dois em Cajazeiras e dois em Cabedelo. Em Monteiro, não teve classificados.

Foi divulgado ainda o resultado parcial do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) com recursos do CNPq, que teve 46 projetos classificados. Mas, ainda se espera a liberação da cota do CNPq para saber quantos terão direito à bolsa de R$ 360. Outros editais para inscrição em bolsas do Pibic/CNPq ainda vão ser divulgados.

A PRPIPG divulgou nessa segunda-feira, 1º de agosto, o resultado de bolsas ofertadas pelo Pibic/CNPq. O IFPB teve direito a três na cota desse ano e remanejou-as de dois projetos do Bacharelado em Medicina Veterinária, em Sousa, da Licenciatura em Química e do Bacharelado em Administração, do Campus João Pessoa, que estavam inscritos no PIBITI, que é voltado só para os cursos da área de tecnologia. As bolsas são no valor de R$ 360.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Com acréscimo de informações devido à divulgação de novos resultados