Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Divulgados os resultados finais de bolsas para estudantes e servidores
29/12/2011 às 14h42

Divulgados os resultados finais de bolsas para estudantes e servidores

Confira a listagem de projetos de pesquisa aprovados pela PRPIPG para serem desenvolvidos em 2012. Os programas são com recursos próprios do IFPB

Divulgados os resultados finais de bolsas para estudantes e servidores

Incentivo à pesquisa no IFPB só tem aumentado

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação (PRPIPG) do IFPB divulgou também nessa quinta-feira, o resultado final da seleção  de projetos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT), voltada para estudantes, e no Programa Bolsa Pesquisador, direcionado a servidores. Foram ofertadas 45 bolsas para alunos do Ensino Médio Técnico (Pibict Jr) e 31 para cursos superiores. Para Pesquisador, foram 20 bolsas.

Todas as bolsas são com recursos do orçamento do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. A maioria das bolsas foi concedida a alunos do ensino superior. Em João Pessoa, foram aprovados 12 projetos com bolsa e outros três sem bolsa. Em Campina Grande, nove projetos terão direito a bolsa. Em Cajazeiras, cinco foram selecionados com bolsa. Em Sousa, três tiveram direito a bolsa e cinco não entraram na cota. Em Monteiro, foram selecionados dois bolsistas e em Patos, também. Em Cabedelo, apenas um. Em Princesa Isabel, o projeto foi desclassificado por falta de documentação. Clique aqui para ver o resultado do Pibict para alunos do ensino superior:

No ensino técnico, há oito projetos aprovados em Cabedelo, oito em Campina Grande, sendo cinco com bolsa. Em João Pessoa, apenas um projeto foi aprovados e teve remanejamento de recursos para o ensino superior. Em Monteiro, e Sousa, também apenas um projeto com aprovação. Em Patos, o projeto apresentado foi desclassificado. Clique aqui para os resultados finais do Pibict Jr

Na categoria pesquisador, foram classificados seis projetos, sendo dois em Cabedelo, dois em Picuí, um em Campina Grande e um em Cajazeiras. Em João Pessoa, Monteiro e Patos, os projetos apresentados não foram classificados por não atenderem a exigências do edital. O resultado final para pesquisador pode ser acessado nesse link

A bolsa PIBICT Jr, para estudantes do ensino médio-técnico, é no valor mensal de R$180 e para ensino superior é de R$ 250. Já a bolsa pesquisador é de R$ 500 mensais. É preciso ter dedicação de 20 horas semanais. A bolsa será concedida de janeiro de 2012 a setembro de 2012, no caso do campus João Pessoa. Nos outros campi, a validade é até outubro de 2012. Os pesquisadores com projetos não aprovados com bolsa se engajam como voluntários.

Essas bolsas são sobras dos editais anteriores, quando a instituição ofertou 87 bolsas Pibict para estudantes dos cursos superiores e 71 bolsas Pibict Jr para estudantes dos cursos técnico/ensino médio e 46 bolsas de pesquisador. A aprovação depende da consistência do projeto, respeitando os critérios que foram estabelecidos no edital, bem como a produtividade em pesquisa, entre outros pré-requisitos.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB