Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias PRPIPG realiza oficinas para elaboração de projetos e artigos científicos
Ações do documento
23/03/2012 às 12h08

PRPIPG realiza oficinas para elaboração de projetos e artigos científicos

— registrado em:

Até o final do primeiro semestre, servidores de todos os campi serão contemplados.

PRPIPG realiza oficinas para elaboração de projetos e artigos científicos

Reunião com os coordenadores de pesquisa

 A falta de prática e de vivências na área científica pode representar um entrave, para muitos servidores que desejam se dedicar ou que estão envolvidos em pesquisas, mas não tem muita intimidade com a elaboração de artigos e projetos científicos.  Pensando em minimizar essa dificuldade a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) vem realizando oficinas de elaboração de artigos técnico-científicos e projetos de pesquisa em todos os campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia da Paraíba (IFPB).

O principal objetivo da oficina é motivar professores e técnico-administrativos a submeterem artigos e projetos de pesquisa a periódicos, eventos e editais respectivamente. Outro objetivo, de acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Graduação, Nelma Mirian Chagas de Araújo, é que os servidores que participem da oficina possam ser multiplicadores junto aos seus pares e ao corpo discente de cada campus. O curso tem como base as normas da ABNT relativas aos temas abordados, e é destinado a professores e técnico-administrativos de todos os campi do IFPB.

Como resultado, a curto e médio prazo, a PRPIPG espera que o número de artigos submetidos a eventos e, principalmente, a periódicos, dentre os quais a Principia, revista editada pela respectiva Pró-Reitoria, possa aumentar. A meta é ampliar a quantidade de projetos de pesquisa submetidos aos editais internos (iniciação científica e pesquisador) e externos (órgãos de fomento) também possam ser aumentados.

A PRPIPG pretende capacitar servidores em todos os campi do IFPB, até o fim do primeiro semestre. Dois campi já receberam a oficina, ministrada pela professora Nelma Araújo, o Campus Monteiro, no dia 14 de março e o no Campus Picuí, dia 21 de março.

A pró-reitora, Nelma Araújo, avalia de forma positiva a realização das oficinas. “Foram muito proveitosas, as pessoas têm muitas dúvidas na hora de escrever e isso causa um certo receio de submeter projetos de pesquisa. Com a realização das oficinas, a Instituição visa justamente tirar as dúvidas dos participantes”. De acordo com a professora, essa é uma ação introdutória, outras oficinas serão realizadas posteriormente. A pró-reitora frisa, ainda, que a PRPIPG está aberta atender os servidores que solicitarem ajuda na elaboração de projetos.

Calendário das oficinas nos diversos campi do IFPB

A PRPIPG definiu, em reunião com os coordenadores de pesquisa e extensão dos campi de João Pessoa, Cabedelo, Patos, Monteiro, Picuí, Souza, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira na manhã dessa sexta-feira, dia 23, o calendário para a realização das oficinas nos diversos campi do IFPB, onde o treinamento ainda não foi realizado. O Campus de Princesa Isabel ainda não definiu a data da realização da oficina, por não haver representante na citada reunião.

Além de definir o calendário, os coordenadores discutiram a seguinte pauta: relato de reunião realizada pelo com o CNPq; I Encontro de Pesquisa; Connepi 2012; comitê de Ética em Pesquisa e agendamento de visita aos campi.

 

Confira o calendário da realização das oficinas

Campus data
horário
João Pessoa 16/04/2012 14h às 18h
Cabedelo 23/04/2012 14h às 18h
Sousa 09/05/2012 08h às 12h
Cajazeiras 09/05/2012 14h às 18h
Patos 16/05/2012 14h às 18h
Campina Grande 05/06/2012 14h às 18h
Guarabira 27/04/2012
manhã e tarde
 Princesa Isabel
 em aberto  em aberto

 

Iris Souto Maior – Jornalista da Reitoria/Ascom (atualizado com novas informações)

Foto: Petrônio Lins – Técnico em Audiovisual