Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias PSCT 2013: IFPB divulga novo edital com mais cotas e reabre inscrições
Ações do documento
12/11/2012 às 21h37

PSCT 2013: IFPB divulga novo edital com mais cotas e reabre inscrições

— registrado em:

Candidatos podem se inscrever até o dia 30 de novembro. Quem já estava inscrito, pode alterar modalidade de participação

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) publicou novo edital referente ao Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT 2013) reabrindo as inscrições para contemplar candidatos beneficiados a partir da lei de cotas recém-publicada no país. A mudança implica na inclusão de cotas para pretos, pardos e indígenas e também segundo critérios de renda social. Essas cotas estão dentro da reserva para egressos da rede pública que já era prevista no edital anterior do IFPB, mas que agora está sob outra divisão de vagas.

O novo edital já com as vagas definidas pela lei para os cursos presenciais está disponível nesse link http://www.ifpb.edu.br/ingresso/processo-seletivo/Cursos-tecnicos/psct-2013 Na modalidade Subsequente, para quem já concluiu o Ensino Médio, são 1.528 vagas presenciais. Para o técnico integrado, voltado a quem concluiu o 9º ano do Ensino Fundamental, estão sendo disponibilizadas 1.246 vagas. Para a modalidade de Educação a Distância, que tem 400 vagas no curso técnico de Segurança do Trabalho, o edital está acessível nesse link http://www.ifpb.edu.br/ingresso/processo-seletivo/Cursos-tecnicos/psct-2013-seguranca-no-trabalho

As inscrições estão abertas até o dia 30 de novembro. Até o dia 19 de novembro, é possível pedir isenção da taxa de inscrição para quem atender aos critérios definidos no edital. Quem já foi beneficiado anteriormente, continua tendo direito ao benefício. A taxa é de R$ 50,00 para o Técnico Integrado e R$40,00 para o Subsequente. No dia 22 de novembro, deve ser publicada a listagem dos pedidos de isenção aceitos. No dia 23, é possível interpor recurso e em 27 de novembro, sai a lista final dos aceitos.

Até o dia 30 de novembro, os candidatos que já estavam inscritos no PSCT 2013 podem pedir alteração da inscrição para as vagas definidas na nova cota de critérios sociais e raciais, se atenderem ao que preconiza o edital. Quem não se manifestar pela mudança, estará inscrito na ampla concorrência. Até quem já concorria na vaga prevista para escola pública, precisa se manifestar já que os percentuais foram alterados.

A partir de 5 de dezembro, será publicada a lista dos inscritos no PSCT. A lista dos locais de prova deve sair a partir de 14 de dezembro. A prova será aplicada em 23 de dezembro. O gabarito deve sair até o dia 10 de janeiro e o resultado final no dia 4 de fevereiro.

O IFPB oferta 3.174 vagas distribuídas em 61 cursos, em Cajazeiras, Campina Grande, Cabedelo, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Sousa e Princesa Isabel. A instituição reserva 5% das vagas para candidatos com deficiência. Nos cursos de Sousa, 20% das vagas são reservadas para quem vive em assentamento da reforma agrária. A inscrição é feita on-line.

Os cursos são Secretariado, Contabilidade, Geologia, Informática, Edificações, Manutenção e Suporte em Informática, Controle Ambiental, Eletromecânica, Recursos Pesqueiros, Meio Ambiente, Mineração, Petróleo e Gás, Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Equipamentos Biomédicos, Instrumento Musical, Agropecuária, Agroindústria e Segurança do Trabalho.

 

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Imagem: Pablo França - programador visual do IFPB