Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias PSCT: prazo para isenção e participação em cotas é prorrogado
25/09/2012 às 15h16

PSCT: prazo para isenção e participação em cotas é prorrogado

Os interessados têm até essa sexta-feira, 28 de setembro, para protocolar o pedido nos campi. Mas, as inscrições para as 3.174 vagas ainda prosseguem até dia 19 de outubro

PSCT: prazo para isenção e participação em cotas é prorrogado

IFPB tem várias políticas de inclusão

O reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), João Batista de Oliveira Silva, decidiu, nesta terça-feira, 25 de setembro, prorrogar o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição no Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT 2013) e também para participação em cotas da escola pública e para assentados da reforma agrária. Agora os candidatos interessados em obter tais benefícios podem protocolar o pedido nos campi até essa sexta-feira, 28 de setembro. Os editais de prorrogação estão disponíveis no link da Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec). Clique aqui para ver a área da Compec destinada a seleção para 2.774 vagas presenciais. Para as 400 vagas no curso de Educação a Distância (EAD), o link está aqui.

Segundo o documento assinado pelo reitor, as demais datas do PSCT estão mantidas. Então, no dia 5 de outubro, deve ser divulgada a relação de quem teve as solicitações aceitas. Ainda é possível interpor recursos no dia 8 de outubro. A lista final é divulgada no dia 15 de outubro, restando quatro dias para inscrição. As mesmas datas também regem o processo de inscrição de quem pediu para fazer parte das cotas reservadas a estudante da escola pública.

O IFPB reserva metade das vagas do Ensino Médio Integrado ao Técnico é reservada para concluintes do ensino fundamental na rede pública. No Ensino Subsequente a distância, foi firmado convênio com a Secretaria de Educação do Estado e estão reservadas 70% dos das vagas para alunos vindos da rede estadual paraibana. O curso é em parceria também com a Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil). Nos cursos de Sousa, 20% das vagas são reservadas para quem vive em assentamento da reforma agrária.

As inscrições para 3.174 vagas nos cursos técnicos encontram-se abertas até o dia 19 de outubro. São 61 cursos entre técnicos integrados ao Ensino Médio, voltado a quem concluiu o 9º ano do Ensino Fundamental, e subseqüentes, para quem já concluiu o Ensino Médio. Na modalidade presencial, são 1.528 vagas nos cursos subsequentes e 1246 no integrado.

Na EAD, o curso é de técnico subseqüente em Segurança do Trabalho. São 50 vagas em cada um dos polos distribuídos nos campi Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Sousa, totalizando 400 vagas. Essas mesmas cidades também ofertam os cursos presenciais que estão ainda nos campi de Cabedelo e Princesa Isabel.

Entre os novos cursos presenciais estão Secretariado, Contabilidade e Geologia. Há ainda os cursos de Informática, Edificações, Manutenção e Suporte em Informática, Controle Ambiental, Eletromecânica, Recursos Pesqueiros, Meio Ambiente, Mineração, Petróleo e Gás, Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Equipamentos Biomédicos, Instrumento Musical, Agropecuária e Agroindústria. Há 2.774 vagas em cursos presenciais.

Para todos os cursos, as inscrições são feitas online. Caso o candidato não tenha acesso a internet, poderá realizar a inscrição em terminais disponibilizados em cada campus do IFPB. São necessários: número do CPF, cédula de identidade ou documento nacional equivalente com foto. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00 para o Técnico Integrado e R$40,00 para o Técnico Subsequente.

Para pessoas com deficiência, também há reserva de 5% das vagas, mas essa inscrição pode ser feita até o dia 19 de outubro. A relação de todos os inscritos é divulgada no dia 7 de novembro e os candidatos têm dois dias para solicitar correção de dados. Os locais de prova serão divulgados a partir de 13 de novembro. As provas serão realizadas em 25 de novembro, a partir das 8h. A divulgação dos resultados deve ser feita até 14 de janeiro.

Assista ao vídeo do PSCT: http://www.youtube.com/watch?v=Sq4z1dA95j8 e não perca as novidades no twitter @ifpboficial e na página no Facebook.

Texto: Ana Carolina Abiahy– jornalista do IFPB

Imagem: Pablo França - programador visual do IFPB