Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Realizado II Encontro de Gestão Orçamentária do IFPB
10/10/2011 às 08h54

Realizado II Encontro de Gestão Orçamentária do IFPB

O evento aconteceu no Campus Campina, de 04 e 06 de outubro, com o objetivo de elaborar o planejamento das metas e ações a serem desenvolvidas em 2012.

Realizado II Encontro de Gestão Orçamentária do IFPB

O Encontro contou com a participação de Gestores do IFPB

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Interiorização realizou o II Encontro de Gestão Orçamentária, no período de 04 a 06 de outubro, no Campus de Campina Grande.

Com o objetivo de planejar as metas e ações que serão desenvolvidas no próximo exercício, o Encontro contou com a participação de Pró-Reitores, Diretores Sistêmicos, Diretores Gerais, Diretores de Ensino e Diretores Administrativos do Instituto.

Na oportunidade foi apresentada, pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Interiorização, a planilha orçamentária esclarecendo sobre as mudanças ocorridas para efeito da execução orçamentária no ano de 2012.

Além de traçarem as políticas que serão desenvolvidas pelos Campi, os Diretores Sistêmicos e Pró-Reitores apresentaram as metas do Instituto para o próximo ano, tomando como orientação o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Termo de Acordo e Metas.

Ainda durante o Encontro foram abordados temas como o Sistema de Convênios do Governo Federal (SICONV) e as oportunidades do Instituto participar de Chamadas Públicas visando desenvolver as ações de apoio a comunidade. Estas ações serão realizadas através da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), com a finalidade de alargar os horizontes da pesquisa e da extensão, beneficiando professores, servidores e estudantes.

O atendimento ao Termo de Metas também foi objeto de discussão, principalmente o cumprimento das metas pactuadas pelos Institutos com o Ministério da Educação, como o índice de eficiência e eficácia que dependem da produtividade do ensino, além da relação professor/estudante.

II Encontro de Gestão OrçamentáriaTambém no Encontro foi realizada a avaliação da execução orçamentária de 2011, o que permitiu a adoção de iniciativas para consolidação do orçamento deste exercício.

Segundo o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, professor Antonio Carlos Gomes Varela, o encontro atingiu os objetivos propostos. Principalmente porque o evento proporcionou a interação e integração entre os participantes.

Essa aproximação entre a gestão dos diversos Campi e a Reitoria permitiu a adoção de parcerias para contribuir com o sucesso do planejamento e da execução orçamentária. “Como resultado temos o aperfeiçoamento no processo e na otimização dos gastos públicos, traduzindo-se em uma melhor prestação de serviço aos servidores, alunos e a sociedade”, destacou o professor Varela.

Ao final do Encontro foi fixado um calendário de apresentação do Planejamento 2012 em todos os Campi, que deverá ocorrer durante todo o mês de novembro, quando a Pró-Reitoria e dirigentes farão a discussão do projeto com os professores, servidores e alunos.

*Ascom IFPB