Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Reitor anuncia investimentos para o IFPB
22/08/2011 às 12h33

Reitor anuncia investimentos para o IFPB

Após reunião em Brasília, Reitor retorna otimista ao Instituto.

Reitor anuncia investimentos para o IFPB

O Reitor do IFPB, Prof. João Batista, contou o resultado das reuniões em Brasília

O Reitor do IFPB, Prof. João Batista de Oliveira Silva, após cumprir uma semana de agenda em Brasília, retornou nesta segunda-feira (22) e afirmou que os investimentos ansiosamente esperados pelos campi serão concedidos.

“Todos os projetos de concessões provenientes da Portaria nº 746 que disciplina procedimentos de novos investimentos, diárias, passagens, reformas e construções, aquisições de veículos, foram contemplados excepcionalmente e em breve estaremos executando em tempo hábil essas ações”, afirmou o Reitor.

O Prof. João Batista participou, na semana passada, de uma série de atividades como a solenidade de lançamento do Plano de Expansão III da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, reuniões com prefeitos e secretários de educação dos municípios contemplados com os novos campi, reunião com gestores do MEC e ainda representou o Conif no 1º Fórum Nacional de Educação.

Fórum Nacional de Educação - O encontro teve por objetivo discutir e analisar as emendas do Projeto de Lei 8035/2010 que trata do Plano Nacional de Educação (PNE), que estão sendo discutidas no Congresso. O PNE estabelece as metas para a educação do Brasil nos próximos dez anos (2011 a 2020) e irá nortear as políticas públicas da área.

De acordo com o Reitor, algumas discussões ganharam mais destaque como é o caso da proposta de aumento de 7% para 10% do PIB para educação, obedecendo aos princípios constitucionais. Outra meta é a valorização do magistério, ampliação da educação profissional e tecnológica, através da criação dos novos campi, novos cursos, investimentos em educação à distância. João Batista destaca a importância de um maior investimento na educação: “É importante que se tenha um norte de valores, para poder colocar as nossas ações em prática”, enfatizou. As 2.915 emendas do PNE já estão em debate no Congresso. O relator do projeto de lei é o Deputado Ângelo Vanhoni. “O Brasil inteiro está mobilizado, esperamos, com a aprovação de algumas emendas, atender aos anseios da sociedade”, afirmou o Reitor.

Plano de Expansão III – Com o lançamento oficial do Plano de Expansão III, cada Instituto contemplado irá definir encontros de planejamento com os prefeitos das cidades beneficiadas para definir detalhes sobre a implantação. “Há todo um ritual a ser seguido. As prefeituras devem estar cientes do compromisso assumido”, informou o reitor referindo-se à assinatura do termo de cooperação, informando as responsabilidades dos institutos e das prefeituras. Na Paraíba, serão realizados, em breve, seminários internos e reuniões locais para dar continuidade à criação dos novos campi, com base nos estudos previamente realizados. “Foi estabelecido um prazo de 150 dias para que os municípios possam atender aos pré-requisitos necessários”, disse o Reitor.

Serão criadas mais 06 novas unidades do IFPB (municípios de Guarabira, Catolé do Rocha, Esperança, Itabaiana, Itaporanga e Santa Rita), tendo como conseqüência a criação de novos empregos diretos e indiretos. Ao todo serão 660 servidores e 210 funcionários terceirizados, sendo 60 docentes, 50 técnicos administrativos e 35 terceirizados para realizar serviço de limpeza, vigilância e apoio, em cada campi.

“Vejo novos tempos pela frente. Com a ampliação, o Instituto irá contemplar todas as 12 regiões geo-administrativas da Paraíba. Isso resulta numa política de interiorização do IFPB, onde há a oferta da educação básica à pós-graduação, fazendo com que a juventude e a sociedade se estabeleçam na região, ampliando o seu desenvolvimento sócio econômico”, conclui o Reitor.

Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB