Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias IFPB anuncia mais investimentos nos Programas de Extensão
Ações do documento
25/05/2011 às 11h12

IFPB anuncia mais investimentos nos Programas de Extensão

— registrado em:

O anúncio foi feito pelo reitor, em exercício, Antônio Carlos Varela, na abertura do I ENEX que iniciou hoje no Auditório José Marques

IFPB anuncia mais investimentos nos Programas de Extensão

Solenidade de abertura do I ENEX

O reitor, em exercício, do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) Antônio Carlos Varela anunciou nesta quarta-feira, dia 25, na cerimônia de abertura do I Encontro de Extensão do IFPB (I ENEX) que a Instituição irá destinar, a partir do próximo ano (2012), 4% dos recursos para atender as demandas de pesquisa e de extensão, sendo 2% para cada pró-reitoria.
Segundo Varela “a extensão tem um importante papel no processo de reconstrução da cidadania e atua como forma de complementar o processo de ensino formal contemplando os pontos que não foram trabalhados na escola”, ressalta.
A pró-reitora de extensão Edelcides Godim comemora as mudanças. “A educação tecnológica está vivendo um momento muito positivo e isso se reflete nas diretrizes e ações da Instituição que apóiam as atividades de extensão. Um exemplo disso é a regulamentação da dedicação exclusiva dos professores, o que torna possível a criação de mais programas de extensão”, afirma.
A professora Edelcides também está otimista quanto as possibilidades que estão se delineando na política nacional de extensão e destaca a criação do Programa José de Castro que integra o Plano Nacional de Extensão Universitária que articula as universidades, via extensão universitária, com municípios considerados prioritários, para promover ações para erradicação da Fome e da Miséria e do Programa Integrado de Extensão “Nilo Peçanha” (Pronilo), uma ação da Rede Federal de Educação Profissional, junto à SETEC/MEC, que tem como objetivo principal fomentar a realização de programas e projetos integrados de extensão comunitária e tecnológica nas instituições federais da rede.
O evento foi aberto oficialmente pela belíssima apresentação do Grupo Musical mais Grupo de Sax do IFPB coordenado pelo professor Draylton Siqueira.
Após a abertura do evento, os professores Cipriano Maia de Vasconcelos e o professor Wyllys Abel Farkatt Tabosa apresentaram o Painel: “política nacional de Extensão”, trazendo para o debate as ações que norteiam as políticas nacional de extensão.
  A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: reitor do IFPB, em exercício, Antônio Carlos Varela, que presidiu a cerimônia; Maria Edelcides Gondim de Vasconcelos pró-reitora de Extensão do IFPB; professor Joabson Nogueira de Carvalho, diretor-geral do Campus João Pessoa; professora Helena Monteiro, representando a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba – FUNETEC PB – Fundação de apoio ao IFPB; professor Luís de La Moura, da Universidade Federal de Pernambuco, representando os professores das intuições de Ensino Superior; professor Cipriano Maia, presidente da FORPROEX Nacional Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas; Professor Willys Abel Farkatt Tabosa, coordenador do Fórum dos dirigentes de Extensão da rede Federal de Educação profissional Científica e Tecnológica.
 
Texto – Iris Souto Maior – jornalista do IFPB

Foto – Petrônio Lins