Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Reitor articula bancada paraibana em favor da expansão do IFPB
Ações do documento
08/06/2011 às 06h43

Reitor articula bancada paraibana em favor da expansão do IFPB

— registrado em:

O professor João Batista quer aproximar ainda mais os parlamentares paraibanos do atual contexto da educação profissional no Estado.

“Por muito tempo falamos da missão do IFPB para o povo paraibano e esquecemos de apresentar o Instituto Federal da Paraíba para os nossos representantes no Congresso Nacional”, foi o que afirmou o reitor João Batista de Oliveira Silva ao comentar sobre sua recente visita à Câmara e ao Senado.

Este ano, o professor João Batista incluiu um item emergencial na pauta da reitoria. Trata-se de uma visita de cortesia aos parlamentares da bancada paraibana em Brasília. O cronograma de trabalho vem sendo pavimentado com idas e vindas dos dois lados.

A iniciativa visa dar mais transparência as ações do IFPB e cumprir uma nova função que a história recente da Instituição vem impondo ao reitor face ao novo rumo que a educação profissional e tecnológica toma na Paraíba.

Para se ter uma idéia dessa agenda política, o reitor contatou, nos últimos 15 dias, nove dos 15 parlamentares que fazem parte da bancada paraibana no Congresso.

“Estamos apresentando aos deputados e senadores um Plano de Trabalho com as necessidades do IFPB”, disse JB ao destacar o esforço pessoal dos senadores Cícero Lucena, Vital do Rego e Wilson Santiago (PMDB) em contribuir com o presente e o futuro da educação no Estado. Ele enalteceu ainda a cordial atenção do deputado federal Manoel Júnior (PMDB) e Luiz Couto (PT).

João Batista quer embalar ainda mais o desejo dos parlamentares de trabalharem pela educação. Ele disse que deseja influenciar para que cada senador e deputado seja "um amigo de todas as horas do IFPB”, expressou o reitor, esclarecendo que amigo é aquele que fala bem, que cuida e zela pelo seu ente amado.

O reitor do IFPB visualiza, com precisão, a trajetória que tem pela frente na implementação do plano de expansão. “Estamos entregando, paulatinamente, as cinco novas unidades (Picuí,Monteiro, Patos, Princesa Isabel e Cabedelo). Temos na nossa pasta mais seis pedidos de abertura de campi, alguns em estágio avançado como é o caso de Guarabira e outros em fase de estudo", destaca o professor João Batista.

As unidades que estão sendo inauguradas, a exemplo dos Campi Picuí e Monteiro custaram, cada uma delas, R$ 5 milhões. A partir de agora, uma nova unidade está orçada acima de R$ 10 milhões de acordo com os cálculos do Departamento de Fiscalização de Engenharia de Obras do IFPB.

O reitor João Batista adiantou que no dia 06 de julho, ele tem encontro marcado com a bancada federal em Brasília para mais uma rodada de conversa sobre o atual estágio de expansão do IFPB e o futuro da instituição dentro do contexto da educação profissional e tecnológico.

Antes, já na próxima semana, dia 13, o reitor recebe em seu gabinete a visita do senador Cícero Lucena e do deputado federal William Woo, presidente do Grupo Parlamentar Brasil China. Em seguida, os parlamentares farão uma visita ao Campus João Pessoa compreendendo as áreas de eletroeletrônica e meio ambiente.


* Por Filipe Donner - Jornalista