Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Reitor assina convênio com Pontifícia Universidade Católica do Chile
04/06/2013 às 18h24

Reitor assina convênio com Pontifícia Universidade Católica do Chile

Acordo beneficiará pesquisas e intercâmbio na área de Construção Civil

Reitor assina convênio com Pontifícia Universidade Católica do Chile

Pablo Maturana e João Batista

Novas oportunidades para quem está ligado aos cursos da área de Construção Civil do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. Nessa terça, o reitor do IFPB, João Batista de Oliveira Silva, assinou Termo de Cooperação com a Pontifícia Universidade Católica do Chile. O acordo foi assinado com o diretor da Escola de Construção Civil da UC, Pablo Maturana Borahana. Ele está em João Pessoa para participar da IX Conferência Internacional sobre Patologias e Recuperação de Estruturas (Cinpar) que também tem participação de pesquisadores do IFPB.

O convênio tem duração de dois anos e pode ser renovado. A previsão é que seja facilitado o intercâmbio de professores e estudantes entre as instituições. Publicações científicas conjuntas e o estímulo para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria IFPB-UC também estão sendo esperados a partir da assinatura do documento.

A pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, Nelma Miriam Chagas de Araújo, destacou que desde novembro esse acordo estava sendo gestado. "A participação do pesquisador Gibson Meira foi fundamental para a execução do convênio, quando esteve lá no Chile, no ano passado", frisou a docente. O professor Gibson também esteve presente à reunião que resultou na formalização da cooperação técnica.

Além deles, a coordenadora da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da área de Construção Civil da UC, Maria Soledad Gomez, também participou do encontro. Juntamente com a assessora de Assuntos Internacionais do IFPB, professora Verônica Edmundson. O pró-reitor de Ensino do Instituto, Paulo de Tarso Costa Henriques, aproveitou a reunião para uma explanação sobre o IFPB nos dias atuais, mostrando aos convidados os cursos e áreas onde a instituição atua em seus 10 municípios atingindo mais de 20.000 alunos.

O professor Pablo Maturana entusiasmou-se com a expansão provocada pelo Governo Federal no ensino técnico a partir dos números apresentados pela Reitor do IFPB que comentou uma evolução nunca vista em seus 34 anos de docência, com resultados rápidos de transformação social através do ensino. “É um projeto que realmente convoca a todos”, comentou Pablo Maturana. Ele revelou-se surpreso ao saber que os estudantes que cursam a rede federal de ensino não precisam dar uma contrapartida ao Estado brasileiro em termos de trabalho voluntário após a formatura, modelo que é adotado em alguns países.

Para saber mais sobre a Pontificia Universidad Católica de Chile visite o site http://www.uc.cl

reuniao chile reuniao chile uc reuniao chile 3

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB