Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Reitor do IFPB cumpre agenda em Brasília
08/09/2011 às 09h11

Reitor do IFPB cumpre agenda em Brasília

Ao retornar de viagem reitor fala sobre a greve dos servidores, programas de relações internacionais, Pronatec, Expansão III e outros.

Reitor do IFPB cumpre agenda em Brasília

Reitor João Batista fala sobre a conjuntura atual do Instituto

O Reitor do IFPB, Professor João Batista de Oliveira Silva, participou nos dias 05 e 06, em Brasília, de reunião extraordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif).

Como fruto da reunião, foi emitido uma nota de esclarecimento sobre a greve dos servidores. Confira aqui a nota do Conif publicada nesta quarta-feira, no portal do IFPB. “O documento emitido foi um sentimento expresso de um posicionamento democrático do Conselho”, afirmou o reitor. No entanto, o Conif não tem o poder de decisão sobre as reivindicações da mobilização dos servidores, porém continuará a disposição para dialogar e mediar as discussões com os ministérios, afirmou o Reitor.

No tocante ao Plano de Expansão III e o Pronatec, o Secretário de Educação Tecnológica (SETEC), Eliezer Pacheco, fez uma avaliação sobre as ações do governo e as boas práticas que os Institutos Federais devem continuar realizando. “A tendência é que os institutos assumam ainda mais o papel de agente de políticas públicas, atuando em parceria com a sociedade e trazendo a comunidade carente para os nossos ambientes”, disse o Reitor. O objetivo é aumentar a inclusão social dentro dos institutos.

Concurso Público - O Reitor anunciou ainda, dentro da política de expansão da educação profissional e tecnológica, a abertura de novos concursos públicos para preenchimento de vagas de docentes e servidores técnico-administrativos. Os novos editais serão lançados ainda este mês para os cargos de professores substitutos, temporários, efetivos e também para servidores técnico-administrativos. De acordo com o Reitor, os novos funcionários atenderão a demanda dos novos campi e também dos antigos. Serão em torno de 200 vagas para professores e 120 para técnicos administrativos.

Núcleo Avançado Guarabira – O Núcleo Avançado da cidade de Guarabira já tem um diretor. Será o Professor Umberto Gomes, que atualmente responde pela Diretoria de Ensino Superior, da Pró Reitoria de Ensino. Em seu lugar assumirá o atual Diretor de Educação Profissional, José Lins Cavalcanti. E o professor Walmeran Trindade será o novo Diretor de Educação Profissional. Para Guarabira já foram nomeados 03 servidores técnico administrativos e a prefeitura irá ceder outros funcionários. Os professores serão contratados através de concurso público.

Novos Campi - O diálogo com as prefeituras que abrigarão os novos campi do IFPB irá continuar. “Estamos sendo criteriosos e atentos com as negociações”, afirmou o Reitor João Batista, ressaltando a importância de se escolher o melhor terreno e a melhor localização. Cumprindo a agenda de reuniões com os representantes das prefeituras, o IFPB recebeu o Secretário de Educação do município de Santa Rita, Gilvandro Inácio dos Anjos, na manhã desta quinta-feira, dia 08. A visita teve por objetivo estabelecer um primeiro contato para que a prefeitura conheça os pré-requisitos necessários para a implantação do campus. Veja aqui a cobertura da visita.

*Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB