Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Reitor do IFPB participa de evento científico
Ações do documento
03/11/2010 às 12h49

Reitor do IFPB participa de evento científico

— registrado em:

O professor João Batista Olievira integra a mesa de abertura da I Jornada da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD).

Reitor do IFPB participa de evento científico

Reitor do IFPB João Batista

O Reitor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), professor João Batista de Oliveira participa, ao lado de outras autoridades paraibanas, nesta quarta-feira às 18h30min, da mesa de abertura da I Jornada da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD).  O evento, que acontecerá no Auditório do Hotel Caiçara, Av. Olinda, 235, na Praia de Tambaú, em João Pessoa, recebeu 323 inscrições de participantes como ouvintes e 58 trabalhos científicos, em forma de pôsters.

O médico psiquiatra Dr. Carlos Salgado, presidente da ABEAD e preceptor da residência médica do Hospital Materno Infantil - Presidente Vargas de Porto Alegre-RS., vai fazer a conferência de abertura abordando o tema central do evento: Atuação do profissional no campo da drogadicção: valores éticos e direitos humanos.

O evento é o resultado de uma parceria da ABEAD com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), através da Pró-Reitoria de Extensão; da UFPB, e do CEM/FAMENE.  As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, pelo endereço: http://www.abead.com.br/eventos/paraiba/ 

A Pró-reitora de Extensão do IFPB, professora Edelcides Gondim, realizou gestões junto a outras instituições públicas com o objetivo de apoiar o evento, por entender a importância da proposta e da causa das políticas públicas sobre drogas. Segundo a professora Vania Medeiros, da comissão organizadora, a partir deste evento a Paraíba vai pensar as políticas públicas sobre drogas com uma visão mais científica e menos preconceituosa e estigmatizadora. “Precisamos adotar critérios científicos, principalmente na área da prevenção, suplantando os mitos que dão sustentação a muitas improvisações nessa área”.

A Jornada da ABEAD será uma oportunidade para os profissionais paraibanos se atualizar e interagir com os especialistas mais renomados do país na área de políticas públicas sobre drogas, seja na prevenção, intervenção ou tratamento.  O evento contará com a participação de pesquisadores das áreas de saúde pública, educação, assistência social, justiça e ciências sociais. Participam do grupo de palestrantes: o psiquiatra Dr. Carlos Salgado, presidente da ABEAD e preceptor da residência médica do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas de Porto Alegre; doutora Inês Gandolfo, da UnB; professora Aparecida Penso, psicodramatista e terapeuta familiar da UCB; doutora Ana Cecília Marques, Uniad/Unifesp; Marta Klumb Oliveira, coordenadora do Programa Saúde na Escola (MEC); Ana Sudária, da Secretaria de Atenção à Saúde do Adolescente, (MS); Drª Nívea Maria Polezer, da Secretaria Nacional de Assistência Social (MDS), dentre outros.

A ABEAD é uma associação que congrega profissionais e pesquisadores do campo da dependência química no Brasil, com afiliados e representações no exterior. O quadro de associados da entidade é composto por psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, advogados, líderes comunitários, consultores e professores. Atuando no campo da pesquisa científica sobre álcool, tabaco e outras drogas desde 1989, a ABEAD é uma entidade civil, sem fins lucrativos, com sua sede estável em Porto Alegre.

O avanço do uso de drogas em todos os estratos sociais, prejudicando principalmente jovens e adolescentes, justifica os esforços para inserir os profissionais paraibanos no campo dos estudos científicos sobre a drogadição. O evento estará aberto a todos os que se interessam pelo aprofundamento dos conhecimentos na referida área podendo, inclusive, aderirem ao quadro de associados da ABEAD durante a jornada.

Com o objetivo de auto-financiar parte das despesas do evento, será estipulada uma taxa para as inscrições: estudantes: R$ 30,00 (trinta reais) e profissionais: R$ 50,00 (cinqüenta reais). Os valores devem ser depositados no Bando do Brasil (Ag. 2806-1-c/c 21706-9, com envio do comprovante via fax (83) 3222-3933-FUNETEC-PB ou e-mail:jornadapb@abead.com.br

* Ascom com informação do prof. Crisvalter Medeiros