Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Reitor do IFPB participa de conferência com o embaixador da Bélgica
05/07/2011 às 08h06

Reitor do IFPB participa de conferência com o embaixador da Bélgica

No encontro, foram discutidos assuntos pertinentes ao intercâmbio de professores e discentes entre os dois países

O reitor João Batista de Oliveira Silva e o pró-reitor de ensino Paulo de Tarso Costa Henrique do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), se reuniram com o embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Misson, nessa quarta-feira, dia 4, às 11h, no palácio da Redenção.

No encontro, o embaixador da Bélgica sinalizou a intenção de promover o intercâmbio de docentes e discentes de Instituições belgas e paraibanas. Para isso, Claude Misson está fazendo uma prospecção do interesse das referidas instituições em implementar as ações para que este intento seja concretizado.

No Brasil, outras parcerias já foram firmadas nas áreas de pesquisa espacial, biotenologia, nanotecnologia, engenharia nuclear e engenharia espacial.

O reitor João Batista enfatizou o crescimento da Instituição, que com a nova etapa de expansão o IFPB irá ganhar seis novos campi, totalizando 15 campi, o que corresponde à cobertura de todas as áreas geopolíticas do Estado da Paraíba, além do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM).

João Batista lembra ainda que “a descentralização do ensino, tanto técnico com superior, tem a vantagem de fixar o jovem na sua região, para que o conhecimento adquirido seja aplicado no local”.

Para o professor Paulo de Tarso “essa ação ajuda na questão do intercâmbio entre as Instituições federais de ensino superior e na cooperação entre os países”. Outro ponto positivo enfatizado pelo pró-reitor é que, se consolidada essa parceria, as instituições poderão utilizar recursos do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), do Governo Federal que pretende atingir a marca de 75 mil bolsistas no exterior, até 2014.

A conferência foi articulada pelo Governo do Estado da Paraíba, que convidou os reitores e das instituições de ensino superior e os dirigentes das demais entidades de pesquisa e inovação para participarem do encontro.

Além das autoridades do IFPB, o embaixador se reuniu individualmente com os reitores das universidades federais da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), bem como da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com os dirigentes da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) e da Companhia Docas do Estado da Paraíba.

Também estiveram presentes na reunião, os secretários de Estado Gustavo Nogueira (Planejamento e Gestão), Moaci Carneiro (Representação Institucional).

Texto -Iris Souto Maior – jornalista do IFPB

Foto – Petrônio Lins – técnico em audiovisual