Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Reitor e Diretores-Gerais se reúnem com parlamentares paraibanos
11/07/2011 às 17h19

Reitor e Diretores-Gerais se reúnem com parlamentares paraibanos

O encontro ocorrido em Brasília marca o início de uma nova caminhada do IFPB com a bancada paraibana

Reitor e Diretores-Gerais se reúnem com parlamentares paraibanos

O reitor e os diretores foram recebidos em um café da manhã

O corpo dirigente do IFPB foi recebido, no dia 06 de julho, pela bancada paraibana no Congresso Nacional. O encontro aconteceu no Gabinete da Presidência do Orçamento Federal, naquela Casa Parlamentar, em Brasília.

Atendendo a convite feito pelo presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, Senador Vital do rego Filho, o Reitor da Instituição, professor João Batista de Oliveira Silva, se fez presente juntamente com os diretores-gerais dos campi de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Cabedelo, Picuí, Monteiro, Patos e Princesa Isabel.

Na ocasião, compareceram, além de Vital do Rego Filho, os Senadores Cícero Lucena e Wilson Santiago, e os Deputados Federais Manoel Júnior, Efraim Filho, Nilda Gondim, Hugo Mota, Damião Feliciano, Benjamim Maranhão, Wellington Roberto, Wilson Filho, Rui Carneiro e Luiz Couto.

No encontro, em que foi oferecido um café da manhã aos convidados, o Reitor, professor João Batista e seu corpo dirigente foram saudados pelo Senador Vital do Rego, em nome dos parlamentares. O Presidente do Orçamento enfatizou que a bancada paraibana no Congresso Nacional, de forma eclética e unificada, havia atendido à reivindicação do Reitor João Batista no sentido de destinar parte de suas emendas orçamentárias ao Instituto Federal da Paraíba.

Brasília 1O Reitor fez uma exposição sobre as potencialidades, a história e os indicadores institucionais do IFPB, elencando portentosos números que a Instituição conquistou ao longo de toda a sua história dedicada à educação profissional dos jovens e adultos paraibanos. Em sua exposição, o professor João Batista transmitiu dados e subsídios aos presentes que consolidam o IFPB como um indutor de desenvolvimento humano e de incremento socioeducacional da população paraibana, em especial dos jovens e adultos provenientes das camadas socais desassistidas historicamente e desprovidas das ações e intervenções do aparelho governamental no que tange à oferta da educação profissional.

A apresentação, que contou também com a exibição de um vídeo institucional, com imagens representativas dos atuais campi, deu oportunidade a todos os representantes paraibanos no Congresso Nacional a conhecer as potencialidades da Instituição e a qualidade e diversidade dos seus programas, projetos e serviços educacionais, que são disponibilizados à população do Estado da Paraíba, bem como de municípios fronteiriços dos Estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Em sua exposição, o Reitor sublinhou a histórica vocação que o IFPB tem consolidado em oferecer educação profissional de qualidade aos jovens e adultos de nosso Estado. João Batista destacou, ainda, que a Instituição estará sendo contemplada com mais seis novos campi, que integrarão a terceira etapa do processo de expansão da rede federal de educação profissional. Segundo o Reitor, a Presidente da República, Dilma Rousseff, estará anunciando em breve a introdução de mais duzentos campi em todo o país, sendo oitenta e um retomados do governo do Presidente Lula e mais cento e dezenove do atual governo, dos quais serão seis no Estado da Paraíba, situados nos municípios de Guarabira, Itaporanga Catolé do Rocha, Itabaiana, Santa Rita e Esperança.

Após a exposição do Reitor, que causou forte impacto junto aos presentes, o presidente da Comissão de Orçamento abriu espaço para os depoimentos dos parlamentares. Por unanimidade, todos os parlamentares paraibanos elogiaram o IFPB e destacaram o trabalho desenvolvido pela Instituição no Estado, cuja missão social tem trazido esperança e transformação de vidas aos jovens e adultos paraibanos.

Os parlamentares externaram sua intenção de atender às reivindicações do Reitor, empreendendo Brasília 2esforços no sentido de destinar recursos oriundos de emendas parlamentares, tanto individuais quanto de bancada. O Reitor informou aos parlamentares que hoje o IFPB está distribuído de forma homogênea em todo o Estado da Paraíba, e, com a retomada do processo de expansão em sua terceira etapa, a Instituição deverá ter essa abrangência territorial dilatada, passando a ter abrangência sobre todas as doze regiões geoadministrativas educacionais do Estado da Paraíba. Segundo o professor João Batista, essa nova territorialidade contemplará todas as meso e microrregiões geográficas, ampliando o raio de atendimento da população educacional assistida.

Todos os Deputados Federais e Senadores fizeram questão de fazer uso da palavra, firmando o compromisso de atender ao justo pedido do Reitor, ao destacar que o Instituto Federal da Paraíba merece receber toda a atenção da representação parlamentar no Congresso Nacional, para fazer os investimentos necessários à implantação de obras estruturantes em prol da educação profissional da população paraibana.

• Ascom com as informações da Reitoria