Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Reitor participa de audiência na Prefeitura da Capital
Ações do documento
17/09/2012 às 11h57

Reitor participa de audiência na Prefeitura da Capital

— registrado em:

Em pauta temas relacionados a projetos de capacitação e construção do Campus Avançado na Zona Sul.

O reitor João Batista de Oliveira Silva participou nesta sexta-feira, 14 de setembro, de audiência com o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra. Em pauta acordos bilaterais envolvendo o Projeto SIM, cursos de capacitação para docentes, administrativos e Educação a Distância, além de temas recorrentes como as reformas em andamento no Campus da Capital e a expansão da unidade para a Zona Sul da cidade. Do encontro também participou o Secretário de Planejamento da Prefeitura, Aldo Cavalcanti Prestes. 

Batista ressaltou que o encontro com o chefe do executivo municipal representa um avanço na expansão da educação profissional em João Pessoa, pois permitiu avaliar projetos de interesses prioritários dos dois lados, prevendo benefícios para a população da grande João Pessoa.

O Projeto de implantação do Sistema de Informação Municipal SIM (Projeto SIM) foi um dos avaliados pelos gestores. A iniciativa inclui os quesitos informação, segurança, eficiência e transparência na gestão municipal. O investimento envolvendo esta iniciativa é de R$ 17 milhões. 

Desde 2011, um consórcio de empresas e instituições envolvendo inclusive a Funetec-PB, os Institutos Federais da Paraíba (IFPB) e do Ceará (IFCE), capitaneado pela coordenação do Projeto SIM está aplicando esses recursos no desenvolvido de softwares e capacitação de servidores municipais de João Pessoa que vão dar suporte as necessidades da máquina municipal. 

O reitor João Batista informou ainda que o tema capacitação de docentes e técnicos administrativos do município de áreas distintas também foi abordado na audiência com o prefeito Agra. Os cursos de capacitação e educação continuada serão oferecidos a partir dos próximos meses pelo Instituto Federal da Paraíba nas modalidades presenciais e a distância.

Sobre a expansão do IFPB, com a instalação de uma Unidade do Campus João Pessoa, no bairro Mangabeira, denominada de Campus Avançado do IFPB na Zona Sul, o prefeito foi receptivo à proposta, demonstrando total interesse no Projeto. “A prefeitura está agendando de imediato uma reunião com lideranças comunitárias do bairro e representantes da Secretaria Municipal e do IFPB”, lembrou o prefeito.

Outro tema da pauta no encontro do reitor com o prefeito deu ênfase ao processo de reforma que vem experimentando o Campus João Pessoa, em Jaguaribe. O reitor lembrou que o célula-mater do IFPB está sendo ampliada com a construção de novos blocos e a perspectiva de nos próximos meses iniciar uma ampla reforma na fachada da unidade, em Jaguaribe.

Hoje, o IFPB tem em andamento o maior complexo de obras de sua história. Na grande João Pesssoa encontram-se em execução serviços de construção civil no Campus Cabedelo, bloco do Curso de Design. Ao todo estão sendo investidos nos canteiros de obras, reunindo construção e reformas nos 10 campi mais de R$ 40 milhões. 


Filipe Donner – Jornalista da Ascom/Reitoria