Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Reitor recebe comitiva do SINTEF
30/12/2011 às 04h23

Reitor recebe comitiva do SINTEF

Confira o que foi discutido na reunião

Reitor recebe comitiva do SINTEF

Reunião do Reitor com o SINTEF

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Batista de Oliveira Silva recebeu na manhã dessa segunda-feira, dia 26, uma comissão composta por membros do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica e Tecnológica (SINTEF).

A reunião foi realizada com o objetivo tratar sobre os seguintes assuntos: democratização, remoção, jornada dos técnico-administrativos, progressão dos técnico-administrativos, Progressão dos docentes (D1 pra D3) e PRONATEC.

Veja abaixo quais foram os encaminhamentos:

Democratização

Foi encaminhado ao Conselho Superior do IFPB o processo que trata da seleção do ouvidor geral. Também, ficou acordado entre o sindicato e a reitoria que cada campus do IFPB deverá ter um ouvidor, bastando para isso, que seja previsto no regimento interno de cada unidade.

A Reitoria apresentou os encaminhamentos para a renovação do Conselho Superior do IFPB. Segundo informações da Reitoria, a Instituição é a única, entre os Institutos Federais com representação de membros de cada campus no Conselho Superior decidido em estatuinte. As eleições para o Conselho Diretor de cada campus estão sendo realizadas gradativamente.

Foi discutida, também, a possibilidade de o regimento interno de cada campus ser discutido sob a égide de uma “regimentuinte”, permitindo a representatividade dos diversos segmentos da Instituição.

Remoção

A reitoria entregou a comissão do sindicato cópia da minuta do edital de remoção. A publicação do documento está prevista para até o dia 15 de janeiro. O prazo se faz necessário devido ao levantamento de vagas que serão disponibilizadas pelos campi e pela Reitoria. Está previsto um edital único para docentes e técnico-administrativos.

Jornada dos técnico-administrativos

A representação do SINTEF-PB foi informada que os diretores gerais dos campi e dirigentes da Reitoria foram instruídos a constituir uma comissão de trabalho por unidade com a finalidade de apresentarem uma proposta à luz da resolução CS-IFPB nº 070/2011 visando a implementação da jornada de trabalho dos técnico-administrativos, observando-se em cada setor, se há necessidade de atendimento contínuo à comunidade.

Cada campus e setores da reitoria deverão apresentar proposta ao gabinete do reitor até o dia 30 de janeiro. A Diretoria de Gestão de Pessoas tem até o dia 28 de fevereiro para concluir a análise das propostas enviadas. A Reitoria prevê para março a implantação da jornada de trabalho a luz da resolução.

Progressão dos técnico-administrativos

O processo se encontra na Câmara de Legislação do Conselho Superior em fase de instrução e discussão, após sua conclusão, retornará ao Plenário do Consuper.

Progressão dos docentes (D1 pra D3)

A posição da reitoria é de construir um documento que deverá ser encaminhado à consultoria jurídica do MEC ou ao próprio Ministro da Educação para que ele defina isonomicamente se a progressão deve ser ou não ser concedida aos docentes dos Institutos Federais, já que em sete deles, há o pagamento de progressão para docentes que a solicitaram antes de janeiro de 2011, ou seja, antes da edição da Nota Técnica Conjunta nº 01/2011 DNOP/DERET/SRH/MP, de 17 de janeiro de 2011.

PRONATEC

Ficou acordado na reunião que serão retomados os debates sobre o PRONATEC a partir de março de 2012. O primeiro debate foi realizado no Campus João Pessoa. O debate foi transmitido ao vivo pela TV IFPB através do site: http://www.tvifpb.com/, o mesmo procedimento será repetido nos demais campi.

Da reunião, participaram representando o sindicato o coordenador-geral do SINTEF-PB Rômulo Gondim, o professor David Lobão, representando o Campus Campina Grande; Ângela Cardoso, Campus Cabedelo; Erilane Lacerda Farias, Campus Princesa Isabel e Manoel Pereira Macedo Neto, Campus Picuí e representando a gestão do IFPB o pró-reitor de ensino Paulo de Tarso Costa Henriques; O Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Interiorização Antônio Carlos Varela, o  diretor geral do Campus Campina Grande, Cícero Nicácio, e o diretor geral do Campus Cabedelo, Avenzoar Arruda.

Ascom do IFPB