Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Reitor recebe prefeito de Pedras de Fogo
Ações do documento
14/05/2013 às 09h41

Reitor recebe prefeito de Pedras de Fogo

— registrado em:

Os gestores estudam transferência do CVT para o Instituto Federal da Paraíba.

O professor João Batista de Oliveira Silva recebeu, no final da tarde desta segunda-feira (13), o prefeito de Pedras de Fogo Derivaldo Romão. Durante o encontro, os gestores tiveram como principal ponto de pauta a perspectiva de transferência do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) daquele município para o IFPB. A iniciativa marca o início dos trabalhos para instalação de um Campus naquela região do estado. 

“Estamos aqui para ratificar nosso interesse em garantir a presença do Instituto Federal da Paraíba no nosso município”, disse o prefeito Derivaldo ao afirmar que o IFPB é a instituição certa para consolidar a área de educação profissional em Pedras de Fogo e região.Prefeito Pedras de Fogo

O reitor do IFPB João Batista apresentou pesquisa realizada por técnicos da instituição apontando o potencial do município para receber um Campus do Instituto Federal. De acordo com o projeto, Pedras de Fogo tem forte inclinação para cursos nas áreas de produção sucroalcooleira, serviço e comércio.

“Esta pesquisa foi realizada em Pedras de Fogo e região e reflete o sentimento dos arranjos produtivos locais”, ressaltou o reitor João Batista. O encontro realizado no gabinete do reitor contou também com a participação do pró-reitor Paulo de Tarso, do diretor-geral do Campus João Pessoa Joabson Nogueira e do procurador geral do município de Pedras de Fogo Arlington Almeida.

Se os planos dos gestores de ambos os lados prosperarem, o Campus Pedras de Fogo se tornará realidade ainda dentro do Plano de Expansão III. A Unidade deverá funcionar inicialmente com cursos de curta duração a exemplo do Pronatec, Mulheres Mil, de formação inicial como corte e costura, além de mecânica, elétrica, dentre outros.

Mas para isso, o município de Pedras de Fogo deverá mostrar sua eficácia na preparação do meio de campo, incluindo neste contexto a transferência do CVT para o IFPB, dentre outros encaminhamentos legais exigidos pelo MEC para instalação de um Campus.

“O sonho do povo de Pedras de Fogo será uma realidade em breve”, garantiu o prefeito Derivaldo ao ressaltar que o IFPB será uma grande âncora para o desenvolvimento do município e região. O reitor João Batista acredita que a Unidade entrará em funcionamento pleno no primeiro semestre de 2014.

Filipe Donner – Coordenador de Comunicação Social do IFPB