Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Reitor visita Guarabira para organizar futura instalação do IFPB
20/05/2011 às 13h34

Reitor visita Guarabira para organizar futura instalação do IFPB

Professor João Batista planeja um Núcleo Avançado para a cidade do Brejo

Reitor visita Guarabira para organizar futura instalação do IFPB

Reitor, prefeita e assessores municipais

O reitor do IFPB, João Batista de Oliveira Silva, esteve visitando o Brejo paraibano nessa semana. Em reunião Guarabira, com a prefeita Fátima Paulino, ele tratou de providências para a instalação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba na cidade. Segundo o professor João Batista, a ideia inicial é um Núcleo Avançado do Campus João Pessoa em Guarabira.

Com professores do IFPB na Capital, seria iniciado um curso técnico subsequente (pós-médio) em Informática com 40 vagas. Mas, o reitor revelou que Guarabira deve ser uma das cidades contempladas na terceira etapa do Projeto de Expansão do Governo Federal para a educação profissional e tecnológica na Paraíba. A previsão inicial do Plano de Expansão III do Ministério da Educação pode garantir mais seis campi do IFPB.

Enquanto o Campus não é instalado, já há recursos para o Núcleo Avançado porque há cerca de dois anos existia um planejamento para a concretização de um Centro Vocacional Tecnológico. Com as mudanças na organização dos CVTs, a ideia evoluiu para um futuro Campus na cidade do Brejo. O Núcleo Avançado seria o início dos trabalhos já nesse segundo semestre de 2011.

Na reunião com prefeita Fátima Paulino e com outros líderes políticos, a exemplo do ex-governador Roberto Paulino, foram discutidos detalhes sobre o prédio que abrigaria o Núcleo do IFPB. “A prefeitura deve nos ceder, no início, infra-estrutura e funcionários de apoio para auxiliar na instalação desse curso de manutenção e instalação de computadores, curso regular, que deve servir muito aos jovens da região”, comentou o reitor João Batista. A prefeita e seus colaboradores se mostraram a disposição da instituição durante a reunião, da mesma forma que em outros encontros anteriores.

Sobre o Plano de Expansão III, o docente comentou que também foi alvo das conversas com o governador Ricardo Coutinho. O Estado deve ter um papel importante nas negociações para a ampliação do ensino técnico e tecnológico nos futuros campi do IFPB. Mas, tudo depende de projetos a serem elaborados pelos Institutos Federais espalhados pelo país. Atualmente, a instituição já conta com nove campi, sendo que um deles, o de Sousa, já possui um Núcleo Avançado, no município de Aparecida.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Foto: Coordenação de Comunicação da Prefeitura de Guarabira