Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Reitoria anuncia chegada de 10 microônibus top de linha
09/09/2011 às 08h36

Reitoria anuncia chegada de 10 microônibus top de linha

Os veículos representam investimento de quase R$ 2 milhões e fortalecem rede viária e veicular.

Reitoria anuncia chegada de 10 microônibus top de linha

Os ônibus atenderão as demandas de todos os campi e da Reitoria

No início de cada semestre letivo a reitoria  do IFPB anuncia novidades contemplando a comunidade acadêmica e setores administrativos da Instituição.

Desta vez, a Reitoria, por meio da Pró-Reitoria de Administração (PRA) entrega aos nove campi e ao Departamento de Logística da reitoria 10 microônibus Volare W-9 Executivo/rodoviário. A entrega simbólica das chaves dos veículos aconteceu nesta sexta-feira(9) no Campus João Pessoa.

Cada microônibus custou pouco mais de R$ 183 mil e são top de linha, contendo 32 poltronas reclináveis, ar-condicionado, porta bagagens e amplo porta malas, cortinas, som, cadeiras reservadas para pessoas com necessidades especiais, vidros fume e identificados com nome de cada campus.

Esta é a segunda fase do programa de investimento na renovação da frota de veículos da Instituição, disse o pró-reitor de administração Carlos Roberto, ao afirmar que a expansão do IFPB exige que a frota de veículo acompanhe o crescimento numérico e qualitativo da instituição.

Na primeira fase foram comprados seis peugeot boxer (vans), seis caminhonete cabine dupla L-200 XL (Mitsubish), um micro-ônibus urbano volari W8, uma ford ranger XL 13P, um fiat ducato minibus e um uno mille economy.

Estão em processo de aquisição mais duas caminhonetes para a Reitoria, que também servirão aos campi.

O pró-reitor Carlos Roberto informou ainda que a instituição já realizou pregão eletrônico para contratação imediata de motoristas terceirizados para conduzir os novos veículos e para atender as demandas das unidades do interior onde não existem motoristas do quadro de servidores da IFPB.

O reitor João Batista de Oliveira Silva ressalta que com a chegada destes veículos os campi avançam na sua autonomia veicular, pois viagens de estudo, intercâmbio entre os campi e deslocamento para eventos científicos, culturais e esportivos não representam mais problema para as delegações do IFPB.

“Antes quando um campus do interior programava uma viagem teria que recorrer ao campus João Pessoa, Campina Grande ou apelar ao município quanto este dispunha de veículo desse porte”, lembra o reitor João Batista.

Os diretores dos Campi de Princesa Isabel, Marcos Ordonho, e  Picuí, Verônica Lacerda Arnaud, receberam simbolicamente as chaves dos micro-ônibus,  do pró-reitor de administração, Carlos Roberto de Almeida.

Segundo o professor Marcos Ordonho o micro-ônibus vai beneficiar 480 alunos, principalmente em aulas de campo e visitas técnicas. Além deles também irá beneficiar professores e servidores que precisarem se deslocar para eventos. Ele revela que a aquisição do ônibus foi aguardada com ansiedade porque já fazia dois anos que ele tinha sido prometido.

“O ônibus vai ser um facilitador para a produção de conhecimento no Campus Princesa Isabel. E para nós que estamos na direção do campus é mais uma tarefa realizada, uma promessa cumprida”, enfatizou o professor Marcos Ordonho.

Já em Picuí serão beneficiados cerca de 380 alunos, em especial os alunos dos cursos de Agroecologia e Mineração que necessitam frequentemente de aulas de campo. A necessidade por um ônibus no próprio campus será suprida, pois de acordo com a diretora do campus Picuí, alguns alunos estavam sem aulas de campo, por falta de transporte. “Algumas vezes tivemos que pedir os ônibus dos campi de João Pessoa e Campina Grande para transportar os alunos para as aulas de campo. E algumas vezes os ônibus quebravam”, afirmou Verônica Lacerda Arnaud.

Investimento como esse, na visão do reitor João Batista de Oliveira Silva, reflete em todas as áreas da instituição. Pois o IFPB tira das ruas parte da frota que transita com idade avançada, cujas condições de segurança veicular e de emissão de poluentes são danosas à mobilidade urbana, à saúde pública e ao meio ambiente de forma geral.

Clique aqui para ver toda a frota do IFPB, distribuída por cada Campus.

*Filipe Donner e Daniela Espínola - Jornalistas do IFPB

entrega onibus- onibus princesa isabel  onibus 1