Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Reitoria, Campus João Pessoa e Campus Sousa Promovem Ações de Cooperação Internacional
10/08/2012 às 09h32

No período de 28 de julho a 04 de agosto, os professores Alexandre Fonseca D’Andrea e Arilde Franco Alves, estiveram em missão internacional em Vila Real, Portugal, a fim de promover ações de cooperação internacional junto à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

A missão foi conduzida a partir da assinatura de um Convênio de Cooperação Técnica entre o IFPB e a UTAD, prevendo ações para mobilidade de docentes e discentes de ambas as instituições, a integração técnica e científica entre as áreas de Meio Ambiente, Agricultura e Medicina Veterinária e a transferência de tecnologia em projetos de pesquisa aplicada e extensão. De acordo com a Assessoria Internacional da Reitoria do IFPB, a missão contou com o suporte dos campi de João Pessoa e de Sousa.

convenio internacional 2Com a presente missão está aberta a possibilidade de aproveitamento das especificidades sócio-econômicas e culturais da região do Alto Douro Vinhateiro, classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. A região possui destacada relevância em atividades de vitivinicultura, cultivo de oliveiras, produção de vinhos e geração de energias renováveis, particularmente importantes para os campi de João Pessoa e Sousa, bem como para os demais que mantém atividades e cursos nas áreas de Meio Ambiente e Agricultura.

Em Portugal, a UTAD é uma universidade com destacada importância nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária. Nesta missão, foram realizadas reuniões com representantes da Reitoria e da Pró-Reitoria para o Desenvolvimento e Internacionalização, do Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas (CITAB), do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD), do Departamento de Agronomia, do Museu de Geologia e do Museu de Paleontologia, dentre outros, além de visitas a instalações e áreas da universidade.

convenio internacionalA visita técnica efetuada culminou no entendimento entre IFPB e UTAD no que ser refere às condições e ao conteúdo do Termo Aditivo ao Convênio de Cooperação Técnica UTAD-IFPB. O Termo Aditivo foi analisado e discutido com representantes da UTAD e, após consulta à Pró-Reitora para o Desenvolvimento e Internacionalização, foi encaminhado para o setor jurídico da UTAD, sendo declarado ACEITO e encaminhado para o gabinete da reitoria da UTAD, para assinatura, protocolo e envio via gabinete para a reitoria do IFPB no Brasil.

convenio internacional 4A partir do Termo Aditivo firmado, estão sendo elaboradas junto à Assessoria Internacional do IFPB atividades de integração técnica e científica entre UTAD e IFPB, dentro de um programa ora denominado PROGRAMA IFPB - DOURO VINHATEIRO (IFPB-DOURO), que abrange projetos e ações concebidos para o atendimento de três vertentes: a) intercâmbio de alunos. b) capacitação de servidores docentes e técnicos; c) transferência de tecnologia em ensino, pesquisa e extensão.

Os professores participantes da missão indicam a necessidade de trabalho em rede com outrasConvenio internacional unidades dos Institutos Federais, visto que as ações desenvolvidas ganham importância e lastro quando contemplam projetos articulados que representam as mais distintas realidades do Brasil.

A presente missão foi realizada a fim de contribuir para o fortalecimento dos grupos de pesquisa do IFPB, ampliação das áreas de atuação no ensino e pesquisa aplicada, intercâmbio de alunos e docentes com acúmulo de experiência internacional, fortalecimento institucional para a aprovação do mestrado em Agroecologia (submetido para aprovação, campus Sousa) e do mestrado em Meio Ambiente (em fase de elaboração, campus João Pessoa) e ampliação e modernização do ensino profissional no IFPB em busca de um padrão de excelência internacional.

*Ascom do IFPB

*Fotos: Arquivo pessoal de Alexandre F. D’Andrea e Arilde F. Alves