Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Livro "Gênero, Diversidade Sexual e Educação" será lançado nessa sexta
Ações do documento
16/02/2011 às 17h17

Livro "Gênero, Diversidade Sexual e Educação" será lançado nessa sexta

— registrado em:

O lançamento será no dia 18 de fevereiro, às 18h no Auditório José Marques, Campus João Pessoa

Livro "Gênero, Diversidade Sexual e Educação" será lançado nessa sexta

Convite para o lançamento do livro

O livro “Gênero, Diversidade Sexual e Educação: Conceituação e Práticas de Direito e Políticas Públicas” será lançado nessa sexta-feira, às 18h, no Campus João Pessoa do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), no bairro de Jaguaribe. A obra é organizada por Valéria Maria Gomes Guimarães, Ivanilda Matias Gentle e Maria de Nazaré Tavares Zenaide e a solenidade de lançamento será no Auditório José Marques.

A obra é resultado final do Projeto de Extensão “A equidade de gênero e a diversidade sexual no currículo escolar” que começou a ser executado em 2007 nos tempos do então Cefet-PB, em convênio com a Secad/ECAD/MEC. O curso foi ministrado em módulos, destinado a profissionais da educação básica da rede pública das três esferas, incluindo docentes, assistentes sociais, diretoras, pedagogas, orientadora as educacionais, além das pessoas envolvidas em movimentos sociais com atuação na temática.

O projeto contou ainda com as parcerias da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba e do Município de João Pessoa, do Centro da Mulher 8 de Março, Movimento Maria Quitéria e o Movimento do Espírito Lilás (MEL), além de outras consolidadas no decorrer do Projeto, a exemplo da Associação das Travestis da Paraíba (Astrapa).

Este projeto teve como objetivo primordial propiciar, sobretudo, no contexto escolar, uma mudança na práxis educativa, com novas abordagens e novo olhar para as questões de reconhecimento e valorização da igualdade de gênero e a diversidade sexual, bem como em outros espaços educativos da sociedade, através de ações de capacitação, prevendo assim, o fortalecimento das Políticas Públicas implementadas pelo governo federal, no combate à discriminação e ao preconceito.

O curso teve a participação de 82 profissionais da educação, de João Pessoa, como de Bayeux, Santa Rita, Sapé, Itabaiana e Borborema, tendo, deste último, a participação da Secretária de Educação, como aluna, além de contar com uma participação expressiva de palestrantes de várias formações e atuação em diversas temáticas, oriundos da UFPB, UFRN, UFPE, PMJP, OAB-PB, PGF/PE, SECAD/MEC, CREAS, SSP/PB, dentre outros órgãos, e dos movimentos sociais.

“Todo este projeto tem seu apogeu com o lançamento do livro, acima citado, que reúne as contribuições de experiências exitosas da sociedade civil e do campo acadêmico, de todo grupo integrante do projeto, desde cursistas, palestrantes e equipe organizadora”, destaca Valéria Guimarães. De acordo com Valéria, os textos e projetos traduzem toda problemática e reflexões abordadas no projeto com vistas à implantação de uma perspectiva inclusiva de uma educação cidadã, não-sexista e não-homofóbica e de construção de uma escola referência de respeito, abrigo, diálogo e convívio com a diversidade.