Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Reunião da PROEXT discute projeto ambiental que deve ser executado no estuário do rio Paraíba
14/02/2013 às 09h59

Projeto de extensão conta com várias parcerias.

A Coordenação de Pesquisa e Extensão do Campus João Pessoa promoveu na última sexta-feira (8) uma reunião para discutir um importante projeto de extensão denominado “Implementação de Políticas Públicas de Áreas Protegidas: uma experiência piloto no estuário do rio Paraíba”.  O projeto que está sendo submetido ao Edital PROEXT 2014 - Programa de Extensão Universitária - MEC/Sesu, que se encontra aberto, será desenvolvido em parceria entre o IFPB-JP, IBAMA/ICMBio, UFPB, UEPB, Prefeituras Municipais da bacia estuarina do rio Paraíba (Lucena, Santa Rita, Bayeux, João Pessoa e Cabedelo).

A reunião presidida pela Coordenadora de Pesquisa e Extensão do Campus João Pessoa, Prof.ª Tânia Maria Andrade, contou com as presenças do Prof. Alexandre Urquiza e do Diretor de Extensão Tecnológica e Assuntos Comunitários da PROEXT, Prof.º Arilde Franco Alves. Também estavam presentes vários pesquisadores e extensionistas do IFPB dos Campi de João Pessoa e Cabedelo, representantes do IBAMA/ICMBio, Direção Geral do Campus João Pessoa, integrantes da PROEXT, a coordenadora e outros integrantes do CRPNM-Cabedelo e o Secretário de Meio Ambiente de Cabedelo.

Segundo a Prof.ª Tânia Maria Andrade, o projeto em linhas gerais, segue entre outras diretrizes, a responsabilidade social, educação ambiental, qualidade da água e do solo, gestão urbana e de práticas sustentáveis. “O projeto segue os princípios da interação e da dialógica dentro do tripé do Ensino, Pesquisa e Extensão” disse.

Para a Prof.ª Orione Álvares, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) o projeto precisa traduzir ciência em política pública,de maneira articulada entre órgãos de pesquisa, instituições de ensino e governantes locais.

O Diretor de Extensão Tecnológica e Assuntos Comunitários da PROEXT, Prof.º Arilde Franco Alves disse que o projeto é grandioso e muito importante para o IFPB. “A PROEXT dará todo apoio necessário, eu me sinto parte da equipe já que esta iniciativa nasceu da minha área de ensino- Gestão Ambiental- em João Pessoa”. Segundo ele é prioridade da nova diretoria da PROEXT é fortalecer os projetos e programas em andamento como o PED, Mulheres Mil, e o CRR, apoiando também as demais iniciativas dos Campi.

Ascom do IFPB