Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Reunião trata do andamento do processo de implantação do CRPNM
01/03/2012 às 21h11

Reunião trata do andamento do processo de implantação do CRPNM

IFPB e vários órgãos das esferas municipal, estadual e federal se reuniram para traçar ações concretas para a construção do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima.

Nessa quarta, dia 29 de fevereiro, foi realizada reunião de representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM), da Companhia Docas, das Secretarias de Planejamento, de Pesca e Aquicultura, e de Habitação de Cabedelo, da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) na Paraíba e da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap).

O encontro foi para definir que procedimentos deveriam ser tomados para efetivar o processo de cessão definitiva do terreno escolhido para construção do CRPNM.  Atualmente este terreno está cedido pela União à Cia Docas, responsável pela administração do Porto de Cabedelo.

A Diretora do CRPNM, professora Margareth Rocha, fez uma apresentação relatando como o IFPB venceu a concorrência da chamada pública para instalação do primeiro Centro de Referência em Pesca na região Nordeste. Em seguida ela apresentou os cursos que estão sendo oferecidos e os que virão a ser assim que o Centro for construído.

foto 1

O Reitor, professor, João Batista de Oliveira, lembrou que os recursos para a implantação do CRPNM já estão disponíveis no orçamento federal, serão investidos R$ 10 milhões, além dos investimentos previstos para a recuperação de embarcações, no valor de R$ 7 milhões.

“Vivemos aquele momento da ansiedade de colocar em prática o projeto. Precisamos do apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Cabedelo, da Companhia Docas e do SPU para juntos implantarmos esse projeto. Porque o dinheiro já está no orçamento só precisamos dar as mãos. Agora é a hora de partirmos para as ações concretas”, frisou o Reitor.

Todos os órgãos presentes na reunião colocaram suas propostas de atuação para tentar acelerar o processo de Cessão definitiva do terreno para construção do Centro em Cabedelo. A SPU e o Procurador Federal, nos próximos dias irão dar o primeiro passo. Para isso pretendem fazer uma interlocução jurídica com a Consultoria Jurídica da União (CJU) para saber quais as condições para iniciar o processo de cessão definitiva da área.

Os Secretários de Planejamento, Ana Maria Nóbrega , da Pesca e Aquicultura, Walber Farias Marques, e de Habitação de Cabedelo, Maria de Lourdes Botelho, também se colocaram a disposição do IFPB. Eles relataram quais ações já foram tomadas por cada secretaria e quais os próximos passos que deverão ser tomados na esfera municipal. Além disso, o representante da CEHAP, Cláudio Batista dos Santos, ratificou o compromisso do governo do estado com relação as ações a serem tomadas.

A Prof Margareth falou que o Centro vai contribuir, por meio da educação, para a melhoria socioeconômica do setor de pesca e cabotagem. A professora frisou que o trabalho que já vem sendo desenvolvido está mudando a realidade local. “Estamos fazendo um trabalho de inclusão social para o público de pescadores, marisqueiras e comunidade adjacente que nunca houve em Cabedelo”.

Para finalizar a apresentação, a coordenadora do CRPNM solicitou que todas as instituições presentes colaborassem com o IFPB para agilizar o processo de cessão definitiva do terreno. “Essa apresentação foi para que vocês sintam o que é o Centro. Temos muita vontade, mas precisamos de parceiros. O CRPNM vai ser fundamental para desenvolver uma mentalidade marítima em todos que por aqui passarem, além de deixar ensinamentos sobre técnicas adequadas de pesca, produção com sustentabilidade, e todas essas ações são um grande motivador das políticas de incentivo à educação e qualificação profissional da região”.

A Superintendente da SPU da Paraíba, Daniella Bandeira, ficou impressionada com o potencialFoto 3 de inclusão social que o Centro já tem e como esse potencial pode ser ampliado após a construção das instalações. “Eu estou maravilhada com a apresentação deste projeto. Realmente é um impacto muito profundo e definitivo não só para Cabedelo, mas para todo o Estado. O impacto do CRPNM, não será apenas social, mas econômico. Tenho certeza que o Estado terá um retorno econômico muito relevante. A SPU coloca-se à disposição, podem contar com nosso apoio”.

Em sua última fala a professora Margareth contou da satisfação de toda a equipe que está trabalhando no CRPNM, principalmente com relação à contribuição que os cursos têm dado à comunidade de pescadores. “O benefício social é muito grande, porque muitas pessoas do município tiravam empréstimos para ir ao Rio de Janeiro ou outras cidades para fazer cursos na área de pesca. E com a implantação do Centro muitos cursos serão oferecidos aqui. Trabalhamos em parceria com a Marinha do Brasil e se Deus quiser em breve poderemos oferecer cursos com sua autorização".

Finalizando a reunião o professor destacou a importância do encontro para a construção da sede do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima, no município de Cabedelo. “Com essa reunião de hoje à tarde, os pontos de incertezas foram dirimidos. Agora sabemos quais os passos que temos que dar. Acreditamos que o objetivo desta reunião, que era de dar continuidade ao trabalho e desentravar os obstáculos burocráticos, foi alcançado. O  trabalho está iniciado”.

*Daniela Espínola – Jornalista do IFPB/Campus João Pessoa