Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Secretário de Educação da Paraíba visita IFPB
04/03/2011 às 07h55

Secretário de Educação da Paraíba visita IFPB

Afonso Celso Scocuglia se reuniu com o reitor João Batista Oliveira e o diretor geral do Campus João Pessoa, Joabson Nogueira

Secretário de Educação da Paraíba visita IFPB

Joabson, João Batista e Afonso Scocuglia

O secretário de Educação da Paraíba, Afonso Celso Scocuglia, esteve no IFPB nessa quinta-feira, à noite, em uma audiência com o reitor João Batista de Oliveira Silva. Em uma articulação do diretor-geral do Campus João Pessoa, Joabson Nogueira, o professor Afonso, que assumiu a pasta recentemente, veio discutir futuras parcerias. Os três gestores reafirmaram a disposição de trabalhar juntos, principalmente, na expansão do ensino para os adultos e jovens que estão fora das faixas regulares do ensino.

Segundo o secretário, é preciso “conseguir a adesão de todas as instituições que possam alavancar a educação da Paraíba e, como conseqüência o seu desenvolvimento em todas as áreas, de forma coadunada”. Ele citou as duas universidades federais, UFCG e UFPB, juntamente com o Instituto Federal e a UEPB, como sendo forças gigantes, mas que muitas vezes andam separadas e que poderiam trabalhar de forma mais convergente.

“A alfabetização de adultos e jovens está entre as nossas prioridades. A gente conta com a ajuda de programas como o Proeja, que está no IFPB. Nos alegra esse contato, porque percebemos a receptividade do IFPB, para a gente desenvolver ações conjuntas”, ressaltou o secretário. O Proeja, citado pelo secretário, é desenvolvido em parcerias com as Prefeituras. No Campus de João Pessoa, o curso do Proeja é o técnico de nível médio em Eventos, e no nível fundamental, escolas da Prefeitura contam com o Proeja-FIC.

O Reitor do IFPB destacou que as instituições precisam ser polifásicas: “Quando somarmos esforços, não basta apenas sermos ilhas de excelência em posições estanques. Juntos, podemos fazer até mais, trabalhando menos, dividindo essa responsabilidade”. Em se tratando da educação de adultos, João Batista lembrou o exemplo de alunas com 62 anos, no Projeto Mulheres Mil, desenvolvido pelo IFPB para trabalhadoras de comunidades ribeirinhas de Bayeux, bem como de alunas com 70 anos no Proeja do Campus Sousa.

Visita Sec Ed PB

Grande parte da conversa entre os gestores aconteceu durante visita ao Núcleo de Rádio do IFPB, onde abordaram a possibilidade de realizar um pouco da pedagogia libertadora de Paulo Freire, através desses projetos que visam à inclusão educacional de populações tradicionalmente colocadas à margem da sociedade. Segundo o secretário, a expansão do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba em nove campi, nos últimos anos, incentiva o Estado a galgar sonhos mais altos no ensino estadual.

“Essa visita é a concretização de um esforço que vamos fazer juntos e o IFPB já tem, e vai ter de maneira crescente, um papel altamente decisivo no desenvolvimento da Paraíba. O exemplo do IFPB, do crescimento, da disseminação do seu trabalho por toda a Paraíba, é muito animador. Essa expansão é relativamente recente e já traz resultados animadores”, comentou.

Afonso Scocuglia frisou também o papel do IFPB no combate à exclusão digital. “A Secretaria tem em vocês a certeza de encontrar um parceiro qualificado e que carrega a mesma bandeira de lutar pelo desenvolvimento da Paraíba. A exclusão digital leva a conseqüências para a empregabilidade. Reverter esse quadro, contando com a qualidade que vocês imprimiram nesse setor, é fundamental”, lembrou o secretário estadual.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB