Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Secretário Nacional Anti-Drogas participa de evento do Centro de Referência
13/08/2013 às 15h49

Secretário Nacional Anti-Drogas participa de evento do Centro de Referência

Titular da Senad faz conferência de abertura no curso promovido pelo CRR

Secretário Nacional Anti-Drogas participa de evento do Centro de Referência

Cursos do CRR formam pessoas da área jurídica, de saúde e da educação, principalmente

O Secretário de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça, Dr. Vitore Maximiano, realiza, nesta quinta-feira (15), conferência em João Pessoa enfocando o tema: “A formação dos profissionais da rede de atenção aos usuários de drogas no contexto das Políticas Públicas e do Programa Crack é Possível Vencer". O evento acontecerá a partir das 18h, no Auditório do Hotel Tambaú, em decorrência da abertura dos trabalhos do Centro Regional de Referência para formação permanente dos profissionais que atuam junto aos usuários de crack e outras drogas e seus familiares (CRR-IFPB), para o biênio 2013/2014.

As atividades desenvolvidas pelo secretário terão prosseguimento no dia 16, a partir das 8h30, com a realização de uma Oficina de sensibilização para o trabalho na atenção à questão das drogas, para Juízes, Promotores e Defensores Públicos, enfocando a interface entre políticas sobre drogas, trabalho, penas e medidas alternativas. A oficina acontecerá na Sede da Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma), no Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa.

A partir das 10h, no mesmo local, outra personalidade de renome na área Jurídica, o promotor de justiça do Estado do Paraná, Dr. Murillo José Digiácomo, coordenador do Centro de Apoio da Criança e do Adolescente, falará sobre a interface entre as políticas sobre drogas, saúde e o Sinase (Sistema Nacional Sócio-Educativo). A oficina terá prosseguimento, a partir das 11h, com uma sensibilização para o trabalho intersetorial, através de técnicas de psicodrama. A sensibilização será desenvolvida pelas professoras Maria Inês Gandolfo e Aparecida Penso, do Instituto de Psicologia da UnB, e Universidade Católica de Brasília, respectivamente.

No período da tarde, serão realizadas mais duas sessões importantes da oficina para os servidores da Justiça. A psicóloga e empreendedora social paulista Raquel Barros, presidente da Ong Lua Nova e do Instituto Empodera, promoverá uma vivência relacional sobre o tema da reinserção social. Após um breve intervalo, às 15h30, a Juíza Maria Aparecida Sarmento Gadelha, coordenadora de Extensão da Esma-PB, encerrará a oficina com  uma experiência, de vivência pessoal, enfocando a relação entre “Justiça e Comunidade: uma busca para a superação da solidão”.

Crisvalter Medeiros – jornalista do CRR-IFPB