Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Segundo dia de participação do IFPB no II FMEPT
30/05/2012 às 22h54

Segundo dia de participação do IFPB no II FMEPT

Nesta quarta-feira (30) foram apresentados outros dois projetos do instituto na Mostra de Inovação Tenológica

No segundo dia (30) de atividades da Mostra de Inovação Tecnológica do II FMEPT, quem visitou o estande do IFPB, conferiu dois trabalhos interessantes, que tem aplicabilidade real. Um projeto veio do Campus Cajazeiras e outro do Campus João Pessoa.

O primeiro foi desenvolvido para solucionar problemas de desperdício de água em sistema de abastecimento com reservatórios. Foi desenvolvido um Controlador Lógico Programado (CLP) capaz de controlar o nível de uma caixa d’água. Na apresentação foi utilizada uma maquete, que chamou bastante a atenção dos visitantes, segundo a estudante Maraiza dos Santos. “Com um exemplo prático do dia-a-dia fica mais fácil para as pessoas entenderem”, contou.

Como orientador do projeto o professor José Kleber Costa falou da alegria em participar do evento junto com sua orientanda. “É muito gratificante ver uma aluna que se dedica e faz um bom trabalho. A pesquisa ficar em sala, ou dentro de laboratório, não traz grande proveito, deve que ser apresentada em eventos como esse”, frisou. Ele parabenizou a organização do evento e o IFPB por ter possibilitado a ida dele e da estudante para apresentar o trabalho no fórum.

Já o trabalho do estudante do 4º ano curso integrado de Eletrônica, Jordan da Silva, é uma pesquisa que pode ser utilizada em áreas de risco. Com o título Robô de Resgate, o projeto utiliza tecnologia de microcontroladores. Através de sensores ultrassônicos, que medem distância, o robô é capaz de identificar barreira e se desviar dos obstáculos. O invento pode ser usado em locais de desastre que ofereçam risco ao trabalho de bombeiros e policiais.

Sobre o evento o estudante explicou aos visitantes como o trabalho foi feito e que método foi utilizado para fabricar o robô. Durante a Mostra de Inovação Tecnológica, Jordam visitou outros estandes com projetos parecidos com o dele e ficou encanto com algumas pesquisas que tinham tecnologias mais avançados e foram realizadas por alunos de cursos superiores. “Pretendo fazer Engenharia Elétrica e com o conhecimento que vou ter desenvolver ainda mais meu projeto”, ressaltou.

foto 2 foto 2 foto 3

Daniela Espínola – jornalista do IFPB