Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Seleção aberta para tutores à distância e nos polos presenciais
12/08/2013 às 18h09

Seleção aberta para tutores à distância e nos polos presenciais

São 242 vagas. Há três editais de seleção. Inscrição vai até dia 21 de agosto

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) abriu seleção simplificada para preencher vagas de tutores nos cursos de Ensino a Distância (EAD). A inscrição que é online vai até o dia 21 de agosto, sob responsabilidade da Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec). São 242 vagas no total. Há vagas reservadas para pessoas com deficiência. A taxa de inscrição é no valor de R$ 50. Os editais estão disponíveis nesse link.

O concurso tem validade de dois anos. A atuação não gera vínculo empregatício com o IFPB porque o pagamento é via bolsa mensal no valor de R$ 768 pagos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Uma prova de seleção será aplicada em 15 de setembro. É preciso ler atentamente o edital para ver as restrições e a documentação necessária para assumir a atividade frente à Diretoria de Educação a Distância e Programas Especiais do IFPB.

É necessário ter disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades de tutoria da disciplina a que está concorrendo, das quais oito horas serão presenciais, nos polos das cidades de Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa.

Serão oferecidas 78 vagas para tutor a distância do curso Técnico em Segurança no Trabalho, distribuídas por disciplina, conforme o Edital nº 218/2013. Há vagas em áreas diversas, como saúde, engenharias, psicologia, direito, biologia, geografia. Além do curso superior na área requerida, é necessário ter o mínimo de um ano de magistério. O tutor auxilia o professor na interação com os alunos no ambiente virtual.

Para Tutor Presencial, o Edital nº 219/2013 é que rege a seleção. Serão oferecidas 20 vagas para tutores presencial, sendo 16 para o curso Técnico em Secretaria Escolar e quatro para Técnico em Segurança do Trabalho, distribuídas por polo. A exigência é de curso superior e um ano de magistério. O tutor lida mais com o auxílio ao estudante no polo físico do IFPB.

Através do Edital 220/2013, são oferecidas 144 vagas para tutor a distância do curso Técnico em Secretaria Escolar, distribuídas por disciplina. Entre os profissionais necessários, estão formados em Filosofia, Sociologia, Computação, Pedagogia e Letras.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB