Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Semana de Design da Paraíba será em novembro
09/10/2013 às 18h19

Semana de Design da Paraíba será em novembro

Evento organizado por alunos de Cabedelo e JP está com inscrições abertas

Semana de Design da Paraíba será em novembro

Imagem de divulgação do Experimenta Design

Sete dias dedicados ao Design, com intensa programação envolvendo palestras, oficinas, bazar, desfiles e a presença de nomes consagrados na área. É o que promete o “Experimenta” Semana de Design da Paraíba 2013 que vai acontecer de 4 a 10 de novembro. O evento é organizado por alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) dos cursos superiores de Design de Interiores e Design Gráfico, dos campi João Pessoa e Cabedelo, em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão (Proext).

Grandes nomes da área como o estilista Ronaldo Fraga e a arquiteta Sandra Moura, já estão confirmados como palestrantes, o que pode ser conferido na página www.facebook.com/experimentapb “A média é de oito oficinas por dia e 14 palestrantes no total. A programação vai ser fechada até a próxima semana. Mas já estamos com inscrições abertas para algumas modalidades até o dia 15 de outubro”, informou Fabrício Vieira, aluno no curso de Design Gráfico.

O evento deve ocorrer no prédio histórico do IFPB, que fica ao lado do Centro Administrativo do Estado, em Jaguaribe, apelidado de Casa Rosada. Alunos de cursos da área na UFCG, UFPB Campus Rio Tinto, Fatec, Unipê, Asper, Unibratec, Idez/Estácio e Senai também estão envolvidos com o evento. Uma das motivações é fortalecer a candidatura da Paraíba para sediar o 25º Encontro Nacional de Estudantes de Design em 2015.  “É o maior evento estudantil de Design da América Latina”, pontua Fabrício.

O objetivo do Experimenta é integrar estudiosos, profissionais e empresários de diversas áreas do Design, seja ele Gráfico, de Moda, Interiores, Sustentável, Interação, Game ou Produto. Para isso, serão promovidos workshops, mesas redondas, festas e intervenções, e outras ações. Além do IFPB, a Fundação de Educação Profissional e Tecnológica da Paraíba (Funetec-PB) e o Sebrae estão engajados na organização do evento.

Já estão abertas inscrições até terça-feira, 15, para quem deseja atuar como monitor, auxiliando na organização, e monitor de registro, na fotografia e gravação, por exemplo, além do bazar, para quem quer vender ou expor produtos em estandes. Os organizadores fazem parte da chamada Pré-Conde: “É a Pré-Comissão Organizadora do Nacional Design. Vamos lançar a candidatura da Paraíba para sediar o evento, mas a decisão oficial só sai no evento de Goiânia em 2014”, explicou Fabrício.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB