Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Seminário de Inovação Tecnológica reúne parceiros e representantes da rede federal
27/10/2011 às 06h50

O evento teve início nesta quarta-feira, dia 26.

Abertura do Seminário de Inovação Tecnológica do IFPB

Com o intuito de trazer a tona o tema inovação tecnológica, criando parcerias e evidenciando o que o IFPB vem produzindo, foi aberto na noite desta quara-feira, dia 26, no auditório do SEBRAE, o I Seminário de Inovação Tecnológica do IFPB (SINTIF).

Reunindo representantes de entidades parceiras, além de professores e alunos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o evento pretende, durante três dias, sensibilizar a SINTIF - público presentecomunidade interna e externa sobre a relevância do tema. Um dos objetivos também é a formação de parcerias entre instituições de ciência e tecnologia e o ramo empresarial, evidenciando o que o IFPB vem produzindo na área. “Vamos expor o que temos de bom e procurar conhecer a experiência e aprender com nossos parceiros da rede”, afirmou Rafaelle de Aguiar Correia Feliciano, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFPB.

Na perspectiva de valorizar e homenagear aos que contribuíram com a inovação no IFPB, foi lançado o Prêmio SINTIF que será entregue anualmente aos melhores projetos de iniciação científica e tecnológica do instituto. Este ano, foram homenageados simbolicamente três servidores que têm, ao longo de sua trajetória, contribuído com a inovação tecnológica: Professora Rosângela Madruga, Professor Alfredo Gomes Neto e o Professor Almiro de Sá Ferreira, na ocasião representado pelo Professor Antônio Feliciano Xavier Filho.SINTIF - homenagem

Para o professor Alfredo esse é um momento especial e que marca uma fase da cultura da Pesquisa, através do reconhecimento do papel da instituição. “Quando cheguei nessa instituição, ainda na época da Escola Técnica, não tínhamos essa cultura da pesquisa. Hoje em dia, nós temos incentivos para isso” afirmou, agradecendo pela homenagem.

SINTIF - palestranteApós a entrega dos prêmios, foi realizada a palestra ‘Inovação Tecnológica”, proferida pela Diretora da Agência Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Professora Doutora Vanessa Ishikawa Rasoto. Na ocasião a palestrante abordou os temas competitividade, a importância da inovação e sua aceitação pelo mercado, gestão da inovação. Por fim ela falou como está organizado o NIT da UTFPR e seus projetos.

O evento foi abrilhantado pelo grupo de Sax do IFPB, regido pelo professor Draylton Siqueira. A solenidade de abertura contou com a presença do Reitor do IFPB, Professor João Batista de Oliveira Silva, da Pro Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação, Nelma Miriam Chagas de Araújo Meira, da Diretora Regional do SENAI, Maria Gricélia Pinheiro de Melo, do Diretor Geral do Campus João Pessoa, Joabson Nogueira de Carvalho, das coordenadoras do NIT, Iana Daya Cavalcante e Rafaelle de Aguiar Correia Feliciano, dos Pró Reitores Antônio Carlos Gomes Varela e Paulo de Tarso Costa Henriques e outros professores do IFPB.

Nos dias seguintes o evento contará com a presença de palestrantes do NIT do IFBA, da UEPB, grupo Positivo, FINEP, SENAI, SEBRAE, IFES, IFPB e Embrapa. Haverá também oficinas e mini-cursos. Cerca de 200 pessoas se inscreveram no evento, dentre alunos, professores e profissionais da área.

Sintif 2 Sintif 3
Sintif 4 Sintif 5