Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Seminário em Campina Grande vai discutir o Proeja
03/09/2013 às 17h02

Seminário em Campina Grande vai discutir o Proeja

Programa de Educação de Jovens e Adultos funciona em cinco campi do IFPB

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) promoverá nesses dias 4 e 5 de setembro o I Seminário sobre o Proeja, no Campus de Campina Grande. O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos tem cursos nos campi de João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Sousa e Cajazeiras.

A abertura do I Seminário acontecerá na manhã desta quarta-feira, dia 4, com a participação do diretor de Educação Profissional do IFPB, Walmeran Trindade e da Diretora de Articulação Pedagógica, Maria José Ayres. A reformulação dos Projetos Pedagógicos dos cursos no IFPB, bem como a possível interface com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) estão entre os temas a serem discutidos no evento.

O seminário é organizado pela Diretoria de Educação Profissional, vinculada a Pró-Reitoria de Ensino do IFPB e pretende não só discutir a atuação do Proeja nesses campi, como também subsidiar a implantação nos demais. O Proeja foi criado pelo Governo Federal em 2005, com o objetivo de reinserir no sistema educacional quem teve o percurso escolar interrompido, geralmente para entrada no mercado de trabalho de modo precoce e precário.

De acordo com a Coordenadora do Proeja no Campus João Pessoa, Zoraida Arruda, o “grande diferencial do Programa é a sua oferta através de um currículo integrado, ou seja, abandona-se a perspectiva estreita de formação para o mercado de trabalho, para assumir a formação integral dos sujeitos, como forma de compreender e se compreender no mundo”.

Veja aqui a programação completa.

No IFPB, o Programa é desenvolvido no Ensino Técnico Integrado ao Médio e também em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), em parceria com prefeituras. Saiba mais sobre o Proeja no IFPB: http://www.ifpb.edu.br/cursos/educacao-jovens-adultos

Ascom do IFPB