Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Servidora do IFPB alerta sobre importância do Arquivo Permanente do instituto
24/02/2012 às 11h30

Servidora do IFPB alerta sobre importância do Arquivo Permanente do instituto

Setor é importante para a preservação da memória institucional

Servidora do IFPB alerta sobre importância do Arquivo Permanente do instituto

Juliana Paiva desempenha relevante trabalho no setor de memória e arquivo

O maior patrimônio cultural de uma instituição é a sua história. Valorizar a esse resgate histórico, através da preservação dos documentos, sejam eles de caráter administrativo, jurídico ou contábil é um dos objetivos da Coordenação de Memória e Arquivo da Reitoria do IFPB.

“Dentre as nossas principais atribuições está a de promover a transparência das ações administrativas, garantindo a disponibilização e o acesso pleno dos documentos aos usuários internos e externos”, afirma a servidora do setor Juliana da Silva Paiva.

Juliana é bibliotecária documentalista. Sua proposta é divulgar e conscientizar os servidores para a importância do arquivo permanente como forma de preservar o patrimônio documental que faz parte da memória institucional do IFPB. Nesse sentido, o setor construiu uma página no portal do IFPB reunindo informações úteis para os servidores.

Acesse aqui a página da Coordenação de Memória e Arquivo.

O setor, que agora funciona na nova sede da reitoria, é composto ainda por duas estagiárias da área de arquivologia. Mayara Araujo do Nascimento Luna (9º período) e Dulce Elizabeth Lima de Sousa (8º período).  Juliana já participou de Avaliações do MEC em instituições de ensino Superior, ministrou o Curso de Gestão Pública: técnicas de Arquivo pela Funetec aos servidores da PMJP e ministrou curso de capacitação em arquivo junto a Prefeitura Municipal de Uiraúna.

Um dos projetos que será resgatado é o de reativação do museu institucional. De acordo com o Pró Reitor de Administração, Carlos Roberto de Almeida, há um grupo de servidores interessados em resgatar o museu. Parte do material está sendo reunido para exposições futuras, como equipamentos e móveis utilizados nos cursos de alfaiataria, marcenaria e outros.

Documentos úteis para organização de um arquivo setorial:

Lei 8.159

Sugestão de modelo de frente de caixa de arquivo

*Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB / Reitoria