Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Sistema para gestão de bibliotecas é discutido
23/02/2011 às 12h21

Sistema para gestão de bibliotecas é discutido

Bibliotecários, analistas e técnicos de TI pretendem unificar procedimentos dos campi

Sistema para gestão de bibliotecas é discutido

Reunião aconteceu na Biblioteca Nilo Peçanha, no Campus da Capital

Uma reunião com os bibliotecários, analistas e técnicos de tecnologia da informação dos campi do IFPB foi realizada nessa terça-feira, 21 de fevereiro, na Biblioteca Nilo Peçanha, do campus João Pessoa. O objetivo era discutir os sistemas de gestão de bibliotecas utilizados nos campi e formar um grupo de estudo e análise de um sistema de gestão bibliotecária a ser utilizado no Instituto Federal de Educação como um todo. A utilização de um sistema padrão proporciona conformidade no tratamento dos documentos e permite que as distintas bibliotecas trabalhem em cooperação.

Esse foi o início de uma nova fase de trabalho em parceria entre os campi e entre setores para otimização dos serviços bibliotecários. Nesse primeiro momento de discussão, foram analisados possíveis sistemas a serem implementados. Na análise, o pessoal de tecnologia da informação observou os aspectos tecnológicos, enquanto o corpo de bibliotecários verificou as funcionalidades dos sistemas.

“Sem dúvida essa reunião foi muito boa, uma vez que alcançamos nossos objetivos, definimos ações para implementação do sistema e trouxemos a perspectiva de um trabalho integrado, considerando as diferenças locais. O engajamento do DTI foi de grande relevância e estamos muito satisfeitas”, ressalta Ivanise Almeida, da Biblioteca Nilo Peçanha. “Estamos aqui para oferecer todo suporte e orientação nos aspectos tecnológicos quanto à escolha dos sistemas”, frisou Jorge Luiz, do Departamento de Tecnologia da Informação.

A reunião foi articulada pela Diretoria de Articulação Pedagógica, com apoio de Maria José Aires. “O encontro propiciou a interação entre as equipes multicampi resultando em uma parceria fundamental para a uniformização e otimização dos processos. Nesse sentido a DAPE continuará auxiliando no que for possível”, afirmou Maria José Aires. “Estiveram presentes e expressaram suas opiniões os representantes de todo IFPB e, nas próximas discussões que acontecerão, ampliaremos esse grupo”, destacou Ângela Cardoso, do campus Cabedelo.

Ao final da reunião, ficou definido um próximo encontro para o dia 28 de março, entre os bibliotecários, técnicos de TI e a Diretoria de Articulação Pedagógica sobre o uso do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) – módulo Biblioteca –, disponibilizado pelo Ministério da Educação.