Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Solenidade no Campus Monteiro marca formatura de técnicos pioneiros
16/02/2012 às 10h13

Solenidade no Campus Monteiro marca formatura de técnicos pioneiros

Receberam os canudos 98 formandos dos Cursos Subseqüentes ao Ensino Médio de Manutenção e Suporte em Informática e Secretaria Escolar

O Ginásio Poliesportivo do Campus Monteiro foi o palco da formatura dos primeiros técnicos do Instituto Federal da Paraíba naquela região.

A solenidade aconteceu no início da noite desta quarta-feira, dia 15, com um cerimonial impecável, reunindo no prelúdio músicas de primeiríssima qualidade tocadas pelos servidores Artur Fabiano, Vlaudemir Vieira e Ulisses Barbosa.

Na seqüência, 104 concluintes dos Cursos Subseqüentes ao Ensino Médio em Manutenção e Suporte em Informática (29) e Secretaria Escolar (69) receberam os canudos sob os aplausos do público. Clique aqui para ler a relação dos formandos.

A noite solene foi coroada com o discurso progressista da oradora Elisângela de Souza Santos, do Curso de Manutenção e Suporte em Informática. Ela levou a mensagem em nome dos formandos da noite. Leia o discurso na íntegra. Já o ato protocolar do juramento foi da concluinte Isabel Leite Bezerra, do Curso Técnico Subseqüente ao Ensino Médio em Secretaria Escolar.

O diretor-geral do IFPB/Campus Monteiro, Ricardo Lima, foi eloqüente em sua retrospectiva, reconheceu o currículo dos alunos, falou de suas expectativas, mas centrou seu discurso em um apelo conservador de combate a ganância sem limites e busca de lucros cada vez maiores na seara dos trabalhadores.

“Nós educadores precisamos seguir na contramão da mídia que estimula a todo instante a concorrência, a busca desenfreada pelo lucro, criando na mente dos jovens a sensação surreal de desconexão entre palavra e ações”, justificou Lima ao ser provocado pela nossa reportagem.

Já o reitor do IFPB professor João Batista fez um dos discursos mais lacônicos de sua trajetória como gestor do IFPB. Em síntese JB lembrou o surgimento do Campus Monteiro, a ousadia da gestão em pactuar o início dos trabalhos a partir do marco zero, os ventos que favoreceram a construção da unidade e as perspectivas para o futuro dos formandos como técnicos pioneiros na região.

“Quem não acredita no sucesso do Campus Monteiro é porque sofre de pessimismo e anda fora da lógica de crescimento da nossa instituição. Este Campus personifica nossa administração em matéria de ensino, arquitetura, gestão descentralizada e eficiência”, lembrou o reitor ao injetar ânimo nos jovens formandos ao classificá-los como cartão postal do Instituto Federal da Paraíba.

Muita gente bonita e elegante por todos os lados, servidores e alunos do Campus, familiares dos formandos, dentre outros convidados iluminaram a noite com sorrisos de felicidade a exemplo do diretor de desenvolvimento de ensino do IFPB/Campus Monteiro, professor Ítalo Oriente, que ver resplandecer os primeiros frutos da sua pasta.

A mesa de honra foi composta pelo reitor João Batista; o diretor-geral do Campus Ricardo Lima; o pró-reitor de Administração e Planejamento do IFPB, Carlos Roberto de Almeida; o senhor Edvaldo Bezerra, representante da senhora Lourdes Aragão, paraninfa da turma de Manutenção e Suporte em Informática; o senhor Raul Lafayette, representante da prefeita de Monteiro, Ednacé Alves, paraninfa da turma do Curso de Secretaria Escolar; professor José Herculano, coordenador de estágios do Campus Monteiro e patrono dos concluintes do Curso de Secretaria Escolar; e o professor Ítalo Oriente, diretor de ensino do Campus Monteiro.

A noite solene foi encerrada com uma apresentação musical carnavalesca dos alunos do Curso Técnico de Música do Campus Monteiro. Entre os feras estavam Cláudio Tomé (o Claudinho), Elves, Everton, Jeferson; Ianca, João, Moisés (o Gugu) e Tony Herles.

monteiro1monteiro12monteiro discurso

monteiro alunamonteiro alunomonteiro jb

Texto: Filipe Donner - Jornalista

Fotos: Adilson Luiz (Comunicação do Campus Monteiro) e Portal AgoraPB (cortesia)