Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Solicitação de isenção de taxa e pedido de cota no IFPB só até essa sexta-feira
20/10/2010 às 15h58

Solicitação de isenção de taxa e pedido de cota no IFPB só até essa sexta-feira

22 de outubro é o fim do prazo prorrogado para os candidatos que querem requerer esses direitos no Processo Seletivo dos Cursos Técnicos

Solicitação de isenção de taxa e pedido de cota no IFPB só até essa sexta-feira

Hall da Capital

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba manteve a data final para as inscrições para Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT-2011) para o dia 5 de novembro.

A cota para o ensino público é de 50% das vagas nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, condição disponível para quem cursou todo o ensino fundamental em escola pública. Nessa modalidade de ensino, há 1076 vagas no total, juntando as reservadas e as voltadas ao estudante de colégio particular. Já para quem terminou o Ensino Médio, há 1148 vagas nos cursos técnicos subseqüentes.

A inscrição deve ser realizada on-line, no link da organizadora da seleção, a Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec): http://www.ifpb.edu.br/concurso onde está o edital com todas as informações detalhadas. Porém, o candidato que solicita isenção do pagamento e/ou deseja concorrer às cotas, precisa comparecer ao Campus do IFPB, para entrega de documentos, cujos formulários e declarações estão disponíveis no link da Compec. O IFPB possui campi em João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Patos, Monteiro, Cabedelo, Picuí e Princesa Isabel, onde computadores e pessoal estarão à disposição para orientações.

A taxa de inscrição para o PSCT é de R$ 50 para o Técnico Integrado e de R$ 40 para o Subseqüente. No Campus Sousa, há vagas destinadas especialmente a pessoas que vivem em assentamentos rurais ou filhos de assentados. Os medalhistas ouro e prata da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) também têm vagas reservadas. A instituição reserva 5% das vagas para pessoas portadoras de necessidades especiais, que devem entregar documentos comprobatórios.

As provas serão realizadas no dia 12 de dezembro, no horário de 8h às 11h para os cursos técnicos subseqüentes e de 8h às 12h para os cursos integrados ao ensino médio. Nos cursos de Instrumento Musical, os candidatos ainda devem fazer a prova de habilitação específica teórica no dia 22 de novembro e de habilitação específica prática no período de 29 de novembro a 02 de dezembro.

Nos cursos subseqüentes, em João Pessoa, são 288 vagas; em Cabedelo, são 240 vagas, em Cajazeiras, são 160; em Monteiro, Patos, Picuí e Princesa Isabel, são 80 vagas para cada. Na cidade de Sousa, são 60 vagas no distrito de São Gonçalo e 30 vagas no município de Aparecida. Em Campina Grande, são 50 vagas. Nessa modalidade, o IFPB oferece os cursos de Pesca; Meio Ambiente; Edificações; Eletromecânica; Manutenção e Suporte de Informática; Mineração; Instrumento Musical, Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Equipamentos Biomédicos; Informática e Agropecuária.

Nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, o Campus da Capital paraibana oferta 246 vagas em sete cursos. Em Campina Grande, são 240 vagas em quatro cursos. Em Cajazeiras, são 120 vagas em três cursos. No Campus Sousa, são 120 vagas na Unidade Avançada de São Gonçalo. Nesse distrito e na cidade de Aparecida, o Campus Sousa oferta ainda 15 vagas no Ensino Técnico Concomitante ao Ensino Médio. Em Patos e Princesa Isabel, são ofertadas 80 vagas em cada. Em Monteiro e Picuí, são 70 vagas em cada. Em Cabedelo, são 40 vagas. Nessa modalidade, são ofertados os cursos de Edificações, Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica, Controle Ambiental; Instrumento Musical; Pesca; Mineração, Petróleo e Gás; Manutenção e Suporte em Informática; Informática; Eletromecânica; Agropecuária, Agroindústria e Meio Ambiente.

Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB