Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Supervisão Geral do Pronatec se reúne com equipe de Cabedelo
02/09/2013 às 17h45

Supervisão Geral do Pronatec se reúne com equipe de Cabedelo

Encontro entre supervisores e orientadores discutiu diretrizes pedagógicas

Supervisão Geral do Pronatec se reúne com equipe de Cabedelo

Tibério Ricardo e a equipe de Cabedelo

A Supervisão Geral do Pronatec, ligada à Pró-Reitoria de Extensão no IFPB, realizou reunião com equipe do Programa do campus Cabedelo. O encontro foi entre supervisores e orientadores e discutiu diretrizes pedagógicas para auxiliar os estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.  Foram discutidos diversos documentos que objetivam estimular ações para conter a evasão e melhorar a inserção socioprofissional daqueles que concluem os cursos de Formação Inicial e Continuada.

O supervisor ligado à Pró-Reitoria de Extensão, Tibério Ricardo Silveira, destacou que todos os convocados do Campus Cabedelo compareceram. No campus, há cinco profissionais na atividade de supervisão e três na orientação. As discussões foram consideradas salutares. Mais reuniões serão feitas nos demais campi do Instituto Federal de Educação da Paraíba.

Entre as questões discutidas, estava o acolhimento aos estudantes, para que eles se sintam efetivamente inseridos na comunidade do IFPB. Isso é um desafio duplo já que os cursos FIC têm curta duração e, principalmente, pelo fato de muitos alunos estarem há tempos afastados do ambiente escolar, como é o caso dos beneficiários do Bolsa Família e do Seguro Desemprego.

A sistematização de dados sobre a evasão e a desistência dos alunos é um dos compromissos da equipe pedagógica do Pronatec e a Supervisão Geral fez questão de dirimir dúvidas a esse respeito, repassando documentos para nortear a tabulação dos índices. Isso facilita a compreensão de problemas a serem sanados na oferta dos cursos, já que as motivações de abandono dos cursos precisam ser justificadas e não só quantificadas.

Apesar de a reunião ter sido finalizada um pouco antes devido ao apagão da quarta-feira, o aspecto da Orientação, com ênfase sobre a inserção socioprofissional dos alunos certificados, também foi discutido. O orientador Alexsandro Ribeiro de Melo apontou sugestões como palestras com profissionais das áreas dos cursos e linhas de financiamento que podem sugerir a abertura de microempresas.

Atualmente, o campus Cabedelo é o segundo maior na oferta de cursos do Pronatec, há mais de 20 em andamento nesse ano. Para saber mais sobre o Pronatec no IFPB, acesse http://www.ifpb.edu.br/inicio/reitoria/pro-reitorias/proext/pronatec

reuniao pronatec cabedelo

Ascom do IFPB