Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Supervisão Geral do Pronatec se reúne com equipe de Guarabira
07/10/2013 às 18h57

Supervisão Geral do Pronatec se reúne com equipe de Guarabira

Encontro envolveu supervisores e orientadores. Práticas foram elogiadas

A Supervisão Geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no IFPB realizou reunião com equipe de orientadores e supervisores em Guarabira. O encontro foi considerado bastante proveitoso pelo supervisor Tibério Ricardo Silveira e pelo orientador Alexsandro Ribeiro de Melo. A intenção da reunião que está sendo realizada em todos os campi do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba é alinhar as diretrizes pedagógicas, estimular ações que evitem a evasão e impulsionem a inserção sócio-profissional dos estudantes.

Segundo Tibério e Alexsandro, Guarabira tem servido de modelo para outros campi, no sentido de executar a contento o processo de encaminhamento e de acompanhamento do beneficiário. O coordenador do Pronatec em Guarabira Golbery Chagas realiza reuniões com instituições comerciais e empresariais de Guarabira e região, a exemplo da ACEG e da CDL. “Através da ação direta da supervisora Ticiana Guedes, conseguimos que uma empresa de internet de Guarabira solicitasse duas vagas para contrato imediato, via carteira assinada, além da participação do Pronatec e do campus na Expobrejo – feira multi-setorial que reúne segmentos diversos do empresariado do brejo paraibano”.

Orientações da Coordenação Geral do Programa, ligada a Pró-Reitoria de Extensão foram repassadas aos presentes com exposição de documentos normativos. Participaram da reunião os supervisores locais Ticiana Guedes, Rafael Ramos, Valdir Fonseca e Alexandre Souza; o orientador Cristiano Elias; a orientadora de Libras, Aline Araújo, e a professora Williane Viriato.

A atuação no campus do IFPB Guarabira está sendo ampliada nos últimos meses para outros municípios, através das unidades remotas de Duas Estradas e Serra da Raiz. A preocupação é que a qualidade seja mantida, em uma expansão responsável. Além dessas cidades, há ainda um braço do Pronatec Guarabira no Assentamento rural Sítio Carrasco.

A inserção de uma população tradicionalmente afastada do ambiente escolar incide em muitas peculiaridades do ponto de vista pedagógico e por isso as reuniões buscam refletir em cima de ações que beneficiem o acolhimento dos estudantes e evitem a desistência do curso. Esses foram pontos tratados pelo pedagogo Tibério Silveira.

A sistematização de dados sobre as turmas, com detalhamento sobre índices de desistência e evasão foi explanada pelos profissionais da área sistêmica foi uma temática tratada pelo orientador Alexsandro que apresentou um modelo para o mapeamento dos egressos.

A coordenação do programa em Guarabira relatou que vem fazendo, inclusive, reuniões com os estudantes já certificados, mantendo os laços entre eles e a instituição. A interação prossegue também através das mídias sociais.

“Esta reunião é mais uma ação importante da coordenação geral nos campi. Já tivemos um momento durante o II Enex de discutirmos questões ligadas às execuções financeiras e agora, temos a oportunidade de discutirmos questões de âmbito pedagógico. É satisfatório para nós de Guarabira sabermos que estamos atuando bem nessas duas esferas”, finalizou Golbery.

pronatec guarabira if

Ana Carolina Abiahy e Verônica Rufino – Ascom IFPB e Campus Guarabira