Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Supervisão Geral do Pronatec se reúne com equipes do interior
06/12/2013 às 10h29

Supervisão Geral do Pronatec se reúne com equipes do interior

Orientadores e supervisores discutiram ações pedagógicas e de inserção socioprofissional

Supervisão Geral do Pronatec se reúne com equipes do interior

Tibério na reunião do Campus Sousa

A Supervisão Geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no IFPB realizou reuniões com as equipes nos campi do Sertão e Cariri. O supervisor Tibério Ricardo Silveira e o orientador Alexsandro Ribeiro de Melo estiveram na Unidade de Sousa, no dia 12 de novembro, reunidos com a equipe desse campus, de Patos e Cajazeiras. No dia 13, a reunião foi realizada em Monteiro.

O objetivo foi discutir orientações referentes às ações pedagógicas envolvendo os cursos do Pronatec, principalmente no que concerne ao acolhimento de um público tradicionalmente afastado do ambiente escolar. Bem como focar nas atividades de inserção socioprofissional do Programa. Afinal, no ideário do Programa criado pelo Governo Federal, a qualificação deve estar associada à inclusão no mundo do trabalho e a melhoria nos índices educacionais.

Um dos pontos em que as equipes dos campi concordaram em trabalhar em sintonia com a Coordenação Geral do Pronatec no IFPB é na uniformização das matrizes dos cursos. Em 2014, a ideia é que os cursos que são ofertados em vários campi tenham a mesma carga horária.

Segundo Tibério, “na maioria dos campi, a atividade de ponta, que é o encaminhamento ao mercado de trabalho não estava sendo realizada plenamente, é algo a ser intensificado em 2014”. Mesmo assim, em todos campi, há relatos positivos sobre o retorno dos alunos para outros cursos do Pronatec e também sobre a inscrição em processos seletivos dos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Na apresentação de Alexsandro, orientações sobre o sistema de inserção socioprofissional foram repassadas às equipes que solicitaram a colaboração da Coordenação Geral do Pronatec no IFPB no diálogo com órgãos de fomento ao emprego. A coleta sistemática de dados sobre o acompanhamento dos estudantes que concluíram os cursos também é algo a ser melhorado no próximo ano.

No ano de 2014, o IFPB deve contar com cerca de 30 Unidades Remotas, ou seja, municípios onde a instituição não têm campi, mas que contarão com cursos de Formação Inicial e Continuada do Pronatec. Para uma melhor operacionalização desses cursos, as equipes do interior destacaram que devem ser incentivadas seleções para profissionais externos ao Instituto, que sejam da própria localidade e atendam aos critérios que o Pronatec determina.

monteiro pronatec sousa alex sousa pronatec reuniao

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB