Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Telescópio do IFPB vai fazer observação de Saturno no domingo
12/04/2012 às 17h00

Telescópio do IFPB vai fazer observação de Saturno no domingo

— registrado em: ,

Núcleo de Estudos e Pesquisa em Astronomia também inscreve estudantes para a Olimpíada Brasileira de Astronáutica e a Mostra de Foguetes

Telescópio do IFPB vai fazer observação de Saturno no domingo

Observação do Nepa em Cabaceiras

Os interessados em Astronomia têm uma grande oportunidade de presenciar um fenômeno importante nos céus, nesse domingo, 15 de abril. É que a partir das 17h30, o planeta Saturno estará em oposição, ou seja, oposto ao Sol em relação à Terra. O aviso é do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Astronomia (Nepa) do IFPB. O Nepa vai levar o telescópio da instituição, considerado o melhor do Estado, para realizar observação aberta ao público da Oposição de Saturno na Estação Ciência Cabo Branco.

“Alguns dias antes, durante e depois da oposição serão os melhores dias para observar o planeta nesse ano, uma vez que Saturno estará mais próximo da Terra. Através do telescópio do IFPB/Nepa e os da Estação Cabo Branco poderemos observar seus anéis, seus maiores satélites e a atmosfera do planeta. A exposição será aberta ao público que tenha interesse e curiosidade em descobrir mais sobre o planeta dos anéis”, destacou o coordenador do Nepa, professor Francisco Nobre.

Saturno é o segundo maior planeta do sistema solar, após Júpiter, sendo um dos planetas gasosos do sistema solar, porém o de menor densidade. O que mais se destaca nesse planeta é o seu sistema de anéis, formados por rochas, gás e gelo, girando continuamente com uma estrutura espetacular. Durante uma revolução, quando observado da Terra, os anéis de Saturno podem estar bem expostos ou de perfil, acrescentando mais beleza a este planeta. A Associação Paraibana de Astronomia (APA) também vai estar ao lado do Nepa e do Laboratório de Astronomia da Estação Ciência Cultura e Artes.

Inscrição para Olimpíada Brasileira de Astronomia e Mostra de Foguetes

O coordenador do Nepa também destaca que estão abertas, a partir desta quinta-feira, 12 de abril, inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O evento é voltado para estudantes do Ensino Médio e o aluno do Integrado do IFPB pode procurar a Coordenação de Turno e solicitar a pasta de inscrição da OBA. É só preencher o formulário e assinar a presença até o dia 04 de maio. A prova da Olimpíada vai ser feita em 11 de maio às 14h.

No mesmo período, também estarão abertas as inscrições para VI Mostra de Foguetes e os procedimentos são os mesmos. A organização dos eventos é da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e Eletrobras Furnas. Os estudantes da OBA fazem uma prova para testar conhecimentos de Astronomia, Astronáutica e Energia, no nível do que é ensinado nas instituições. Os medalhistas ganham brindes e os professores das instituições participantes também. Para saber mais sobre esses eventos, visite o site www.oba.org.br

O Nepa do IFPB tem fomentado o interesse da Astronomia nos campi e na comunidade, a partir da aquisição, por meio de seleção do Ministério da Ciência e Tecnologia, de quatro telescópios equipados com alta tecnologia. O Núcleo atua em João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras e Sousa, com mais ênfase, onde estão os telescópios. Mas, a ação deve se estender para outras cidades, onde há campi do IFPB.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Foto: Petrônio Lins - técnico em audiovisual do IFPB