Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Termina segunda-feira (14) prazo de inscrição no Programa Ciência sem Fronteiras
07/01/2013 às 12h30

As opções são para 14 países

Esta acabando o prazo de inscrições do Programa Ciência sem Fronteiras. A Coordenação Institucional do Programa do IFPB lembra que os interessados em fazer intercâmbio no exterior têm até a próxima segunda-feira (14) para efetivar o processo. Para ter acesso ao documento com as orientações clique aqui.

As opções são para 14 países: Alemanha, Austrália, Canadá, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia. São 20 chamadas públicas. Será aceita uma única inscrição por candidato e para uma única chamada.

Veja o passo a passo para a inscrição:

1- Você abre o site do Programa Ciência sem Fronteiras nesse link . Procure a janela ‘inscrições e resultados’, depois “chamadas abertas”

2- Clique no País para onde deseja ir, abra o Edital e leia cuidadosamente para ver se você tem os requisitos necessários.

3-. Abra o ‘formulário de inscrição’ para fazer sua inscrição, ao selecionar sua Instituição, ao lado, aparecerá a lista de cursos para você selecionar. Você só poderá se inscrever se seu curso estiver na lista ou muito próximo a um que esteja na lista.

4- Após fazer sua inscrição no site do Programa Ciência sem Fronteiras, entre no site do IFPB, leia cuidadosamente o Edital Interno nesse link.

* A carta de recomendação que seu professor vai fornecer, deve ser enviada por ele para o e-mail: cienciasemfronteiras@ifpb.edu.br

* A declaração de que você não está passando por um processo interno por falta de disciplina, deve ser fornecida pelo Coordenador do seu curso.

* O histórico escolar deve ter a assinatura do seu coordenador.

5- Faça a sua inscrição para o Edital Interno do IFPB, escrevendo para o e-mail: cienciasemfronteiras@ifpb.edu .

6- Na sua inscrição no Edital Interno, coloque o nome do País para o qual você está se inscrevendo e o número da Chamada do Edital do CsF.

Os alunos que vão se inscrever para Portugal devem observar o item 6.3.1 do Edital de Portugal no site do Ciência sem Fronteiras, e fazerem a inscrição, também no link sugerido no Edital. O IFPB tem convênios com as seguintes instituições: Universidade do Algarve, Universidade do Porto, Universidade do Minho, Universidade Tras os Montes e Alto D´Douro- UTAD e Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.

Proficiência - O CsF exige que os alunos tenham excelência em uma língua estrangeira. Assim, um dos critérios para se inscrever, é ser aluno de excelência, portanto, só serão homologadas as inscrições dos alunos que tiverem coeficiente igual ou superior a 65.

Os alunos interessados em realizar o exame IELTS para estas chamadas devem entrar em contato com a professora Verônica Edmundson através do e-mail: cienciasemfronteiras@ifpb.edu.br  para ver a possibilidade de conseguir bolsa para a realização deste exame junto ao Conselho Britânico. "Também poderemos ver junto ao Conselho Britânico e a UEPB a possibilidade de aplicação dos exames a tempo para estas datas exigidas nestas chamadas", comentou a assessora do IFPB.

Ascom do IFPB