Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Terminada a Reunião do Conif em João Pessoa
23/11/2012 às 11h46

Terminada a Reunião do Conif em João Pessoa

O conselho se reuniu nos dias 21, 22 e 23 de novembro na capital paraibana

Terminada a Reunião do Conif em João Pessoa

Último dia da reunião do Conif em João Pessoa

“Três dias muito produtivos”, foi assim que o reitor do IFPB João Batista de Oliveira Silva definiu a reunião extraordinária do Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) realizada no Hotel Marinas, na praia de Cabo Branco, em João Pessoa nos dias 21, 22 e 23 de novembro.

Dentre os temas discutidos na reunião do Conif estava a validação dos diplomas oriundos de Instituições estrangeiras. De acordo com o reitor do IFPB o Conif vai criar uma sistemática para definir uma posição em relação aos títulos vindos do estrangeiro, seja do Mercosul, da Europa ou da America do Norte. Para isso será criada uma comissão de quatro reitores, que ficarão encarregados de visitar as universidades ofertantes dos cursos de mestrado e doutorado, além de buscar junto ao CNPQ e a Capes mecanismos para definir o posicionamento dos Institutos em geral.

Também estiveram em discussão o papel dos Institutos Federais na oferta de pós-graduação nas modalidades lato sensu e stricto sensu, mecanismos para fortalecer a oferta de intercâmbio de servidores, professores e alunos através do Programa Ciência sem Fronteiras e também a recepção de estrangeiros, criações e fortalecimento dos núcleos de ensino de língua dentro da Rede, entre outros temas.

Na visão do Reitor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF sertão - PE), professor Rildo Diniz, a reunião foi muito proveitosa. “Trabalhamos dois dias em João Pessoa e um dia em Campina Grande, os temas discutidos realmente interessam muito a Rede e os resultados realmente foram muito profícuos”, conta.  O reitor elogiou ainda, a organização do evento. “Foi muito organizado, levando em consideração toda a assistência que a Paraíba nos deu, a Paraíba nos deu uma lição de como receber um conselho como o Conif. Queremos agradecer todos servidores do IFPB que nos assistiram de maneira tão brilhante, prestando todas as condições para que a reunião fosse tão proveitosa, por tudo isso nós só temos a agradecer”, comenta.

Iris Souto Maior – jornalista da Reitoria/Ascom