Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Últimos dias de inscrições para tecnólogos-sanduíche no Canadá
15/02/2012 às 14h16

Últimos dias de inscrições para tecnólogos-sanduíche no Canadá

As inscrições podem ser realizadas no site do Programa Ciência sem Fronteiras até o dia 17 de fevereiro.

Em 2012, 500 estudantes de cursos superiores de tecnologia das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica receberão bolsa e terão oportunidade de cursar disciplinas e estagiar em instituições canadenses. Os interessados têm até esta sexta-feira, 17/2, para realizar a inscrição no site do programa Ciência sem Fronteiras (www.cienciasemfronteiras.gov.br), depois de pré-selecionados por instituição da Rede.

As candidaturas são para alunos de cursos superiores de tecnologia nas seguintes áreas temáticas: Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Produção Industrial, Infraestrutura, Tecnologia de Defesa, Produção Alimentícia, Design de Produto, Recursos Naturais, Tecnologia de Segurança Pública e Saúde. Os requisitos especificados no edital incluem proficiência em língua inglesa ou francesa, em nível intermediário.

A permanência do aluno no país de destino será custeada pelo Programa Ciência sem Fronteiras, que arcará com taxas escolares, seguro saúde, alojamento e refeições. Serão concedidos auxílios mensais para despesas pessoais (US$ 300,00) e auxílio deslocamento ou passagem aérea (Brasil/Canadá/Brasil). Caso a instituição canadense não ofereça alojamento e refeições, serão pagos os custos das taxas escolares e ainda será concedida bolsa no valor de US$ 870 mensais. Se desistir do curso, o estudante deverá ressarcir o governo brasileiro.

O intercâmbio será realizado pelo período de 12 meses, sendo três meses para aperfeiçoamento no idioma (inglês ou francês), seis meses dedicados aos estudos em tempo integral e até três meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria instituição de ensino.

Inscrições – o candidato deverá realizar a inscrição no site do Programa Ciência sem Fronteiras e enviar a documentação necessária somente depois de aprovado na seleção interna das instituições da Rede. O resultado será divulgado no dia 17 de abril.

Mais informações no site do Programa Ciência sem Fronteiras (www.cienciasemfronteiras.gov.br).

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC