Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Uma semana memorável no IFPB
21/09/2012 às 10h26

Uma semana memorável no IFPB

Programação especial focando os 103 anos da instituição acontece a partir desta segunda-feira.

Acontece a partir desta segunda-feira, dia 24, no Campus João Pessoa, programação especial focando os 103 anos de história da educação profissional no Brasil e em particular na Paraíba.

O evento prossegue até sexta-feira, dia 28, com exposição, relatos, apresentação de trabalhos e mesa-redonda em comemoração aos 103 anos de história da educação profissional no Brasil e em particular na Paraíba.

Na segunda-feira (24) ocorre uma abertura simbólica, a partir das 07h00, com o Hasteamento da Bandeira seguida de pronunciamentos dos professores João Batista de Oliveira Silva (reitor) e Joabson Nogueira de Carvalho (diretor-geral do Campus JP).

Ao longo da semana estão agendadas ações estratégicas de uma programação cultural articulada pela chefia de gabinete do Campus João Pessoa, com organização do Centro de Documentação.

A semana promete ser a mais memorável de todos os tempos no Campus João Pessoa que acumula a maior experiência centenária do Instituto Federal da Paraíba.

O evento terá continuidade com a mostra intitulada: “De 1909 a 2012: 103 anos de documentos permanentes da memória para a história da educação profissional no Brasil”.

A exposição aberta ao grande público no hall de entrada do Campus João Pessoa, em Jaguaribe, coloca evidencia peças e documentos de todas as fases da educação técnica e profissional no Estado, incluindo uma linha do tempo desde os primórdios da Escola de Aprendizes Artífices na Parahyba, instituída em 1909 até os dias atuais.

No dia 27 tem uma rodada de apresentação de trabalhos inéditos de servidores do IFPB sobre fontes de informação da memória institucional. Estudantes de Arquivologia da UEPB também participam das interações que vão acontecer no auditório José Marques e no Hall de entrada do Campus João Pessoa.

Os organizadores do evento desafiam ao grande público com um elenco de ações motivacionais. Por exemplo: aquelas pessoas que fizeram parte do contexto contemporâneo do Lyceu Industrial de João Pessoa, de 1937; Escola Industrial de João Pessoa, 1942; Escola Industrial Coriolano de Medeiros, de 1958; Escola Industrial Federal da Paraíba, de 1965; Escola Técnica Federal da Paraíba, de 1967, poderão encontrar na exposição vestígios e traços culturais cravados na história do IFPB independente de cor, raça e gênero.

Para os que fizeram ou fazem parte da história recente do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba, de 1999 e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, de 2009, a equipe envolvida na organização do evento insta os participantes para que se dignem em acompanhar as discussões interferindo nos debates apontando marcos do faz e refaz do cotidiano acadêmico.

A iniciativa, segundo o responsável pelo arquivo histórico do Campus João Pessoa e organizador do evento Mardônio Lacet, visa apresentar a um público mais amplo que aquele dos historiadores a trajetória da educação profissional na Paraíba, na região Nordeste e no Brasil.

A programação marca a tradicional semana de aniversário da educação técnica e profissional comemorada em todo o Brasil. No IFPB, em particular no Campus João Pessoa, o evento coincide com a retomada do ano letivo pós-greve.

“A nossa expectativa é de movimentar o Campus e oferecer aos professores e alunos uma programação alternativa para a retomada dos trabalhos na Unidade”, afirmou do diretor-geral do Campus, professor Joabson Nogueira ao enfatizar que as ações programadas, ao longo da semana, não só resgatam a memória da educação técnica e profissional, mas contribuem para a consolidação da identidade do IFPB.

Confira a programação clicando AQUI.

Veja o folder clicando AQUI.

Filipe Donner – Jornalista Ascom/Reitoria