Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Unidade de Polícia Solidária é instalada no Campus JP
26/09/2012 às 16h48

Unidade de Polícia Solidária é instalada no Campus JP

Governador inaugurou UPS ao lado do reitor João Batista

Unidade de Polícia Solidária é instalada no Campus JP

Descerramento da placa

A comunidade de Jaguaribe conta agora com uma Unidade de Polícia Solidária (UPS) que foi instalada no Campus João Pessoa do IFPB, onde já funcionava um posto da PM desde a década de 90. O próprio governador Ricardo Coutinho veio inaugurar a UPS e descerrou a placa ao lado do reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Batista de Oliveira Silva. O diretor-geral do Campus João Pessoa, Joabson Nogueira de Carvalho, também compareceu a solenidade que movimentou a Avenida Primeiro de Maio, trazendo policiais militares de várias unidades.

Em seu discurso, o reitor João Batista destacou a satisfação de ver, entre os membros da corporação, diversos ex-alunos da instituição. Ele frisou que a PM pode contar com a colaboração do IFPB no espaço que já é compartilhado há alguns anos. “Vemos uma renovação dos propósitos, com a polícia atuando de modo inteligente e eficaz. Como menino desse bairro, digo que podemos até sair de Jaguaribe, mas Jaguaribe nunca sai de nós. Queremos que João Pessoa seja um diferencial também pela segurança, pois a cidade já é pela sua qualidade de vida”, comentou o professor João, no palanque.

O diretor Joabson também comentou que a UPS vem aliada ao uso inteligente da tecnologia, com tabletes e câmeras que facilitam o trabalho da Polícia Militar. O tenente coronel do 1º Batalhão, Almeida Martins, explicou que a UPS vai funcionar 24 horas por dia com dois policiais na base fixa e mais duas viaturas que podem fazer a ronda no raio de 200 metros de mobilidade, além de três outros PMs na moto.

Cerca de 20.000 pessoas circulam pelo bairro que tem cerca de 12.000 moradores. Foram investidos R$ 60 mil na UPS e 18 PMs foram capacitados para atuar na unidade, que tem como diferencial a linha direta com os moradores. Eles podem interagir com a UPS através da linha direta 8818-5369. A expectativa do secretário de Segurança, Cláudio Lima, é que a população que cobrou a instalação através de 14.000 assinaturas em abaixo-assinado continue colaborando avisando de problemas de segurança no local.

O representante da comunidade Vitor Marcondes, que discursou na inauguração, fez questão de dizer que foi ex-aluno da antiga Escola Técnica Federal. Ele conclamou a todos para participarem da reunião do Conselho de Segurança do Bairro, no dia 16 de outubro, às 19h, no Clube dos Veteranos.

O governador ressaltou que a UPS representa uma mudança de mentalidade na relação do cidadão com a Polícia. “Queremos que a população reconheça em cada policial um companheiro”, declarou Ricardo Coutinho, que foi criado no bairro de Jaguaribe. Essa foi a 8ª UPS instalada na cidade. A responsável será a tenente Matilde Coelho. A UPS recebeu as bênçãos do arcebispo Dom Aldo Pagotto e o evento contou ainda com as presenças do coronel Euller Chaves, comandante geral da Polícia Militar. Diversos PMs receberam comendas e uma das atrações foi a nova banda da PM que toca hits populares.

jb discursoJB Joabson tenentericardo discurso

PM bandaupsPM desfile

Texto: Ana Carolina Abiahy  / Fotos: Jerusa Farias e Filipe Donner (Equipe Ascom)