Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Campi Cabedelo Cursos - Campus Cabedelo Cursos Técnicos Subsequentes Meio Ambiente
Ações do documento

Meio Ambiente

Informações do Curso


CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM MEIO AMBIENTE

     O meio ambiente tem sido uma grande preocupação nas últimas décadas, seja pelas mudanças provocadas pela ação do homem na natureza, seja pela resposta que a natureza dá a essas ações. Assim, torna-se necessário e urgente a formação de profissionais que atendam com eficiência à resolução dos problemas ambientais e que evidenciem esforços no sentido de promover o desenvolvimento sustentável.

        Nesse contexto, o IFPB optou por oferecer o Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente, que está estruturado por competências, englobando a certificação de qualificação técnica e possibilitando a inserção do aluno no mercado de trabalho.

        O Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente tem como propósito formar profissionais capazes de interferir no desenvolvimento ambiental contextualizado, com ações referentes à caracterização sócio-ambiental, diagnosticando parâmetros indicadores de qualidade de vida e apontando soluções na perspectiva da sustentabilidade.

      Essa formação é constituída por bases de conhecimentos capazes de desenvolver competências e habilidades específicas relativas ao Meio Ambiente, seus processos, alterações antrópicas, impactos ambientais bem como às tecnologias preventivas e corretivas visando à melhoria, recuperação e preservação do meio ambiente.

        O Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente apresenta uma estrutura modular composta por três módulos independentes distribuídos numa carga horária total de 962 horas. Cada módulo envolve um conjunto articulado de competências correspondentes a determinadas ocupações no mercado de trabalho, possibilitando ao alunado certificações de Qualificação Profissional intermediárias. Após a conclusão desses módulos específicos mais o Estágio Supervisionado com carga horária de 200 horas, que poderá ser efetuado a partir da conclusão do segundo módulo de qualificação técnica, o alunado poderá requerer o Diploma de Técnico.


 

Perfil Profissional

 

 

         Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.

 

 

Mercado de Trabalho

A perspectiva para o Técnico em Meio Ambiente no mercado de trabalho é bastante promissora, tendo em vista a própria exigência da sociedade em relação às políticas públicas da conservação do Meio Ambiente e melhor qualidade de vida.

O Técnico em Meio Ambiente é o profissional com atuação fundamental em diversas atividades de instituições públicas e privadas, tais como:

  • Análises física, química e microbiológica da água e do solo.

  • Georreferenciamento de áreas com identificação de trilhas, residências, mananciais, vegetação dentre outros aspectos como a digitalização de mapas.

  • Caracterização dos aspectos sócio-econômicos de comunidades.

  • Interpretação de resultados de parâmetros hidrológicos.

  • Execução e monitoramento do manejo racional dos recursos hídricos bem como de atividades relativas ao funcionamento de estações de tratamento de água e resíduos sólidos.

  • Desenvolvimento de atividades relativas à prevenção e minimização de impactos ambientais.

  • Gestão e fiscalização ambiental.

  • Apoio à implantação e condução de política ambiental.

  • Participação na elaboração de AIA/EIA/RIMA.

  • Participação em projetos ambientais.

            Este profissional poderá de forma autônoma nos limites de sua responsabilidade técnica junto à:

  • Companhia de Água e Esgoto;

  • Fundação de Saúde;

  • Indústrias consumidoras de água bruta;

  • Farmácia de manipulação;

  • Hospitais ou Clínicas, Laboratórios;

  • OEMAS (Organizações Estaduais do Meio Ambiente);

  • Unidades de Conservação;

  • Apoio de atividades ligadas à Educação Ambiental em Instituições de Ensino.

 

O Técnico em Meio Ambiente estará preparado para desenvolver suas atividades profissionais com desenvoltura e competência profissional.

 

O Perfil Profissional de conclusão envolve aspectos de ordem investigativa, gerencial, ética e ambiental.

 

Coordenação

 

Coordenador:
Professora Ana Lígia Chaves Silva

Email: ana.silva@ifpb.edu.br

Telefone: (83) 3248-5409

Sala: