Você está aqui: Página Inicial Campi Campina Grande Notícias O sonho do intercâmbio fora do país mais próximo de dois jovens do campus Campina
22/10/2015 às 12h35

Programa visa levar jovens aos EUA para vivenciarem cultura americana

Conviver com a cultura local, falar a mesma língua e vivenciar o cotidiano de uma família americana. Este é o sonho de muitas pessoas que praticam o inglês.  É o caso dos alunos do campus Campina Grande do IFPB, Gabrielli Oliveira e David Eduardo Pereira, que poderão ter o sonho em breve concretizado. Eles são finalistas do Programa da Embaixada Americana no Brasil, Jovens Embaixadores, que também classificou mais dois estudantes do campus Princesa Isabel. Dirigido a alunos de escolas públicas, o referido Programa já levou aos Estados Unidos centenas de jovens para fazerem intercâmbio.

Estudante do curso de Petróleo e Gás, Gabrielli, interessou-se em se aprofundar na língua inglesa ouvindo música e assistindo a séries de tv. “Para mim, o programa não é apenas uma chance de um intercâmbio, vai além disso; é um meio de representar e levar para outro país a nossa cultura e ver de perto como é o modo de vida americano, proporcionando assim uma experiência que muda significativamente a vida de um jovem” diz a discente que se orgulha de está entre os quatro finalistas da Paraíba.

Uma rede social foi quem apresentou o programa ao outro finalista do campus, David Eduardo, do curso de Mineração. Uma postagem chamou sua atenção e ele começou a ler e pesquisar sobre o programa e viu que era uma oportunidade de fazer intercâmbio sem ter custos para sua família.  “Sempre tive vontade de fazer intercâmbio e estudo inglês há um bom tempo, então vi no programa uma oportunidade e fui atrás. Quando vi que eu estava nos pré-requisitos para participar do programa fiz minha inscrição”, relata.

Para serem finalistas, os quatro classificados fizeram testes orais e escritos, aplicados por uma escola de línguas credenciada pela embaixada. No total, 12 estudantes concorreram à etapa estadual. A divulgação do resultado de quem será o Jovem Embaixador Americano na Paraíba está prevista para o final de outubro, pois em janeiro de 2016 ele já estará com sua “host family” (família adotiva) durante três semanas.

*Ernani Baracho –Jornalista campus Campina Grande