Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Campi Campina Grande Notícias Representante da Paraíba no Parlamento Juvenil do Mercosul é do campus Campina
Ações do documento
16/06/2014 às 12h36

Representante da Paraíba no Parlamento Juvenil do Mercosul é do campus Campina

A seletiva nacional ocorreu no início de junho em Brasília e reuniu 81 jovens de todos os estados

O estudante do curso de Petróleo e Gás, João Pinheiro de Melo Neto, foi escolhido para representar a Paraíba no Parlamento Juvenil do Mercosul. A seletiva nacional ocorreu no início de junho em Brasília e reuniu 81 jovens de todos os estados brasileiros. Cada delegação estadual levou três representantes.  A dinâmica do processo para eleger um estudante de cada estado é feita depois que eles discutem ideias, realizam dinâmicas interativas e apresentações.

“A seletiva nacional foi uma experiência única. Conhecer pessoas de cada estado brasileiro, conhecer um pouco sobre cada cultura e entender as suas diferentes formas de pensamentos e opiniões voltadas a um ensino médio diferenciado”, comentou o estudante Melo Neto.

Durante quatro dias, os parlamentares se reuniram para debater temas como: inclusão social, igualdade de gênero, participação cidadã, jovens no trabalho e direitos humanos. “Era um processo constante em que você avaliava e era avaliado sempre. Foi muito gratificante mostrar minhas de ideias e apontar diversas soluções junto com os outros participantes, corroborando para um novo ensino médio qualitativo e igualitário” revela. 

Formado por estudantes dos países que integram o bloco — Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, o parlamento discute  a formação política e cidadã da juventude a partir do questionamento “O ensino médio que queremos”.  

 

*Ernani Baracho – Ascom do campus Campina Grande