Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Campi João Pessoa Notícias 2015 10 Professores do Campus JP divulgam resultados de pesquisa em congresso científico na Rússia
Ações do documento
27/10/2015 às 16h23

Professores do Campus JP divulgam resultados de pesquisa em congresso científico na Rússia

O Congresso Internacional de Ciência do Solo aconteceu no período de 19 a 23/10, em Sochi

Os professores Alexandre Fonseca D’Andrea e Rosicléa Maria Santos D’Andrea, ambos do campus João Pessoa, estiveram presentes no Congresso Internacional de Ciência do Solo, ocorrido em Sochi, na Rússia, no período de 19 a 23 de outubro. O evento teve como tema central a Ciência do Solo no Ano Internacional do Solo (2015) e foi promovido pela Sociedade de Ciência do Solo da Rússia, em cooperação com a Lomosonov Moscow State University e com a Federação das Sociedades Eurasianas de Ciência do Solo. 

Os trabalhos apresentados fazem parte das ações do Grupo de Pesquisa “Alterações Ambientais e Uso da Terra”, cadastrado no CNPq e certificado pelo IFPB, e mostram resultados do projeto de pesquisa intitulado “Avaliação de gases de efeito estufa por meio da quantificação dos fluxos de CO2 do solo para a atmosfera”, aprovado na Chamada Nº 94/2013 MEC/SETEC/CNPq. Até o presente momento, esse projeto gerou um Trabalho de Conclusão de Curso (Alyne Cavalcanti da Silva, do CST Gestão Ambiental), uma apresentação oral no Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (Natal, agosto de 2015) e duas apresentações no Congresso Internacional de Solos na Rússia. 

Alexandre 00Alexandre D’Andrea fez uma apresentação oral do trabalho intitulado “Spatial variability of soil CO2 fluxes in a sandbank forest fragment in the Brazilian Atlantic Forest” (Variabilidade espacial dos fluxos de CO2 do solo em um fragmento de Floresta de Restinga na Mata Atlântica Brasileira), de autoria do professor Alexandre, líder do grupo de pesquisa, Glaydson Gonçalves da Silva (aluno do curso de Engenharia Elétrica, bolsista CNPq), Ana Caroline Costa (aluna de Gestão Ambiental, bolsista CNPq), da professora Rosicléa e Orione Álvares da Silva (Analista Ambiental, colaborador ICMBio). 

Rosicléa D’Andrea apresentou em sessões de pôster o trabalho “Spatial patterns of soil organic carbon in a sandbank forest in a federal conservation unit in Cabedelo, Brazil” (Padrões espaciais do carbono orgânico do solo em uma Floresta de Restinga em uma unidade de conservação federal em Cabedelo, Brasil), de autoria professora Rosicléa, Alyne Cavalcanti da Silva (Tecnóloga em Gestão Ambiental, bolsista CNPq), Alexandre Fonseca DꞌAndrea, Orione Álvares da Silva e Hermano Oliveira Rolim (Eng. Agrônomo, colaborador do IFPB/campus Sousa).  

Além das palestras, mesas redondas e apresentações, o programa científico incluiu duas visitas técnicas, uma intitulada “Os solos da costa do Cáucaso do Mar Negro e os problemas de cultivo de frutas e plantas ornamentais” e outra chamada “Paisagens, solos e vegetação da costa do Mar Negro do Cáucaso e zoneamento vertical”. Na programação do Congresso, os professores Alexandre e Rosicléa também tiveram a oportunidade de participar de reuniões técnicas com representantes da Sociedade Turca de Ciência do Solo, da Lomonosov Moscow State University (Rússia), da Southern Federal University (Rússia) e da Ondokuz Mayis University (Turquia). Todas as universidades contactadas mostraram interesse no âmbito da mobilidade docente e discente em projetos de cooperação técnico-científica, visando à melhoria da produção científica e o fortalecimento dos grupos de pesquisa envolvidos.  

Prof Rocicleia Visita Técnica Prof Alexandre 2


Comunicação social com informações do professor Alexandre D’Andrea e fotos de Rosicléa D’Andrea e Ekaterina Morachevskaya