Você está aqui: Página Inicial Campi João Pessoa Notícias 2016 05 Representantes da Oklahoma State University visitam Campus João Pessoa
16/05/2016 às 19h43

Representantes da Oklahoma State University visitam Campus João Pessoa

O encontro ocorreu com gestores dos campi da capital e de Cajazeiras

Mais um passo foi dado rumo à formalização da parceria entre o IFPB e a Oklahoma State University (OSU). É que nesta segunda-feira (16), a tradutora da OSU, Zeyna Abramson e a professora Tamara Mix se reuniram com gestores dos campi João Pessoa e Cajazeiras para apresentar a proposta formal de parceria.

Essa já é a terceira visita que representantes da OSU fazem ao IFPB para estabelecer uma relação mais próxima entre as instituições de ensino brasileira e norte-americana. Algumas ações já foram realizadas pelas instituições como as participações de equipes do instituto na competição de Robótica organizada pela universidade de Oklahoma. A OSU também recebeu recentemente, por meio do programa Ciência sem Fronteiras, o estudante de Sistemas para Internet do Campus João Pessoa, Marcelo Aleixo.

Durante a visita desta segunda-feira, Zeyna e Tamara conheceram alguns laboratórios e ambientes do Campus João Pessoa e aproveitaram para apresentar a proposta de realização do Curso de Sociologia do Meio Ambiente. "Espero ter uma ideia de que tipo de oportunidades nossos alunos da OSU terão quando vierem a João Pessoa no próximo ano. Também espero que a possamos estabelecer um relacionamento por longo tempo", afirmou a professora Tamara Mix.

Visita Oklahoma - 03Antes de conhecer os laboratórios do Campus JP, a professora e tradutora da OSU entregaram os certificados de participação na Mercury Remote Robot Challenge 2016, das equipes de robótica de João Pessoa, que venceu a competição, e Cajazeiras. No tour pelo campus, as representantes da Universidade de Oklahoma conheceram a Biblioteca, o Grupo de Robótica Educacional Livre (GREL) e vários laboratórios.

No Laboratório de Telefonia e Redes Convergentes, o professor Michel Dias falou sobre as atividades desenvolvidas que vão desde aulas de disciplinas até o desenvolvimento de pesquisas, um delas deu origem a uma dissertação de mestrado. No GREL, o estudante Rychard Guedes falou sobre os trabalhos desenvolvidos e como o IFPB tem apoiado os trabalhos desenvolvidos pelos professores e estudantes do grupo.

Visita OklahomaO professor do Campus João Pessoa, Robério Paredes, um dos vencedores da competição de Robótica da OSU, disse que além das competições e estudos seu grupo de pesquisa também tem difundido o conhecimento de Robótica por meio de palestras, minicursos e workshops em algumas cidades do interior do estado. Iniciativa elogiada pela professora americana.

Na visita aos laboratórios da área de Meio Ambiente a professora Tamara Mix conversou com docentes e estudantes sobre suas pesquisas na área de Sociologia do Ambiente, que tratam da interação humana com o Ambiente Natural. "Trabalhamos com comunidades que são vítimas de poluição e ajudamos a reconstruir a comunidade", explicou. Após a visita, a docente da OSU disse que estava impressionada com a estrutura do IFPB-Campus João Pessoa.

Tamara e Zeyna apresentaram como funciona a Oklahoma State University e em especial o Departamento de Sociologia da OSU e as principais áreas de estudo, como desigualdade, sociologia ambiental, água, entre outras. Em seguida, os professores Joabson Nogueira e Lucrécia Petrucci, dos campi João Pessoa e Cajazeiras, falaram sobre a estrutura e áreas de estudos de cada campus que podem interessar ao curso de Sociologia do Ambiente.

Além do professor Joabson, um dos primeiros docentes a ter contato com a OSU para o estabelecimento da parceria, também participaram do encontro os gestores do Campus João Pessoa: Washington Almeida Costa, diretor de Desenvolvimento do Ensino; Cleidenédia Morais, diretora de Administração e Planejamento; Tânia Andrade, coordenadora de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Inovação; Margareth Rocha, coordenadora do Núcleo de Inovação; e o coordenador de Pesquisa, Alexandre.

Também estiveram presentes a pró-reitora de Esnino, professora Mary Roberta, a diretora geral do Campus Cajazeiras, Lucrécia Petrucci, e o diretor de Desenvolvimento de Ensino, Gastão Coelho.

Visita Oklahoma - 02Ao final do encontro os participantes fizeram uma roda de conversa com o objetivo de trocar experiências e falar sobre dificuldades e conquistas das instituições. "Nossa proposta é que todos os projetos pedagógicos dos cursos que forem oferecidos em parceria com a Universidade de Oklahoma tenham esse intercâmbio", frisou o professor Joabson.

Confia mais fotos da visita neste link.

Coordenação de Comunicação Social do IFPB-Campus João Pessoa