Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Campi João Pessoa Notícias Aluno do IFPB é um dos 45 estudantes selecionados no Programa Jovens Embaixadores
Ações do documento
30/10/2011 às 09h50

Aluno do IFPB é um dos 45 estudantes selecionados no Programa Jovens Embaixadores

— registrado em:

O programa de intercâmbio cultural “Jovens Embaixadores” é desenvolvido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e neste ano teve mais de sete mil estudantes inscritos no processo seletivo.

Aluno do IFPB é um dos 45 estudantes selecionados no Programa Jovens Embaixadores

Aluno do IFPB é um dos 45 estudantes selecionados

A Embaixada dos Estados Unidos selecionou 45 estudantes da rede pública do Brasil para o programa Jovens Embaixadores. Neste ano, o programa de intercâmbio cultural, teve mais de sete mil estudantes de todos os estados brasileiros participando do processo seletivo.

O representante da Paraíba foi Diego da Silva Amorim, estudante do 4º ano do curso técnico integrado em Eletrônica do IFPB. Ele comemorou junto com amigos no grêmio do IFPB, onde estava acompanhando ansioso a cerimônia de divulgação, que estava sendo transmitida pela internet. “Quando mostrou minha foto e leram meu nome quase não acreditei. É um sonho que está se realizando”, disse emocionado.

Diego soube do programa há mais de um ano e se engajou em atividades no grêmio do IFPB, onde desde o ano passado desenvolve trabalho voluntário. “Como era preciso participar durante pelo menos um ano de algum trabalho voluntário desde o ano passado me engajei em atividades do grêmio e cumpri vários pré-requisitos.”

Dentre esses pré-requisitos o aluno precisava ter boas notas, ter fluência em inglês, desenvolver trabalho voluntário por um ano, perfil de liderança, além de não possuir condições financeiras de fazer intercâmbio. O aluno do IFPB passou pelas etapas de seleção que incluíam provas e entrevistas, e preencheu todos os requisitos necessários.

Segundo a professora Analice Pereira, que escreveu a carta de recomendação de Diego para o programa, ele sempre se mostrou um aluno muito dedicado aos estudos e foi bolsista em uma pesquisa desenvolvida pela professora. “Foi nesse período que tivemos mais contato e eu pude ver como ele é empenhado, inteligente e sempre desempenhou muito bem suas atividades. Além de ser uma pessoa muito carismática e querida por colegas e professores, por tudo isso ele merecia essa vitória”.

Diego, Prof. Veronica e Prof. AnaliceA professora disse ainda, que Diego foi autodidata no aprendizado de inglês. Como nunca teve condições de pagar por um curso de língua inglesa, ele começou a estudar pela internet. “Eu treinava conversando em inglês com colegas do IFPB que estudaram em curso particular de inglês”, contou Diego.

Além de ser uma oportunidade de crescimento acadêmico, para o jovem embaixador paraibano o programa leva os jovens a descobrirem a importância do trabalho voluntário e os incentiva batalhar pelos seus sonhos. Ele pretende divulgar o programa Jovens Embaixadores em sua comunidade e no IFPB para estimular outros jovens a se tornarem voluntários e terem a oportunidade de ir para os Estados Unidos.

Falando sobre sua expectativa a respeito de como será seu intercâmbio nos EUA, ele diz acreditar que serão momentos únicos. “Espero ver coisas bem diferentes. Vai ser uma emoção vivenciar novas experiências, como o clima que é bem diferente do nosso. Além de aprender como é a cultura americana e conhecer novas pessoas.”, revelou.

Para o aluno do IFPB, o programa poderá abrir muitas portas, principalmente em relação à pós-graduação (Mestrado ou Doutorado) fora do Brasil. O intercâmbio irá constar no currículo acadêmico dele e, portanto, aumentará sua pontuação quando fizer seleção para qualquer programa de pós-graduação.

Atualmente Diego sonha em cursar Engenharia Civil, para isso já fez o ENEM e se inscreveu no processo seletivo da UFPB. Mas admite que já pensou na carreira de Diplomata e com a participação nesse programa ele vê a possibilidade de retomar esse sonho. “Talvez com essa experiência eu direcione minha vida profissional para essa carreira”.

O programa tem duração de cerca de um mês e será realizado em janeiro de 2012. Na primeira semana os 45 jovens irão se reunir em São Paulo para resolver questões de documentação, como visto, e fazerem uma breve capacitação. Em seguida eles irão passar uma semana em Washington DC, onde visitarão os monumentos históricos, museus, exposições de arte e serão recebidos na Casa Branca por algum líder político ou pela primeira-dama, Michelle Obama.

Depois da primeira semana, os 45 jovens embaixadores se dividiram em cinco grupos. Cada grupo vai para um dos seguintes estados norte-americanos: Carolina do Norte, Montana, Ohio, Oklahoma e Washington. Lá eles ficarão em casas de famílias que participam do programa e irão estudar em colégios de ensino médio (high school).

“Durante duas semanas vamos divulgar a cultura do nosso país. Assistiremos aulas em uma escola americana e lá iremos fazer uma apresentação para os alunos americanos sobre a cultura brasileira e a maneira como vivemos”, completou Diego.

O aluno do IFPB foi parabenizado por vários gestores do IFPB, entre eles a Coordenadora para assuntos e projetos internacionais, professora Verônica Edmundson, a Chefe do departamento de educação profissional, a professora Maria Luíza da Costa, a Diretora de ensino, Joseli Maria da Silva, o Diretor geral do Campus João Pessoa, professor Joabson Nogueira, o Pró-Reitor de ensino, professor Paulo de Tarso Costa e o Reitor, professor João Batista de Oliveira Silva.

Os gestores elogiaram Diego e o aconselharam a aproveitar bem a oportunidade. Além disso, destacaram a importância dessa conquista, principalmente porque ela servirá de estímulo e incentivo para outros alunos do IFPB, que buscam alcançar seus objetivos acadêmicos e sonhos profissionais.

“Acreditamos que temos muitos talentos para apresentar a comunidade. Diego mostrou o esforço e a dedicação de quem busca e batalha para conseguir alcançar um sonho”, afirmou a professora Joseli. Já o professor Joabson disse a Diego que a partir dessa experiência ele terá sua visão de mundo ampliada. “Agora você vai ampliar seus horizontes, vai se tornar um cidadão do mundo. Você irá ter um olhar além da escola, de casa, seu olhar vai se ampliar para o mundo todo”.

 

Programa Jovens Embaixadores

O programa que é desenvolvido pela Embaixada dos EUA no Brasil desde 2002, e promove o intercâmbio cultural de estudantes brasileiros entre 15 e 17 anos. Desde o lançamento, 249 estudantes brasileiros já participaram do programa.

Com o objetivo de valorizar o desempenho dos alunos é realizado um processo seletivo que envolve 64 instituições parceiras da embaixada. Para participar do programa os estudantes têm que ter boas notas e realizar trabalho voluntário. Em 2012 o programa irá completar 10 anos de atuação e como parte das comemorações, os organizadores resolveram aumentar o número de participantes, que era originalmente de 35, para 45 estudantes.

Nesse ano mais de sete mil estudantes participaram do processo seletivo em todo o país. Na Paraíba foram três semifinalistas, dois alunos do IFPB do campus João Pessoa e uma aluna de Picuí.

 

 Diego e Prof Ana Luíza Professor Paulo de Tarso, Diego e Prof. Verônica  Reitor e Diego
 Diego e Professor Joabson  Diego e Prof. Joseli  Diego

 

 

*Texto: Daniela Espínola – Jornalista do IFPB

*Fotos: Filipe Donner – Jornalista do IFPB