Você está aqui: Página Inicial Campi João Pessoa Notícias Em Brasília: estudante do IFPB participa da seleção do Parlamento Juvenil Mercosul
17/11/2010 às 11h26

O aluno do curso de Eletrotécnica, Rafael de Sousa Mendonça, foi o escolhido para representar o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o Estado na seleção nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul.

Rafael de Sousa Mendonça

O aluno do curso de Eletrotécnica, Rafael de Sousa Mendonça, foi o escolhido para  representar o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o Estado na seleção nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul. A seleção está sendo realizada nesta terça-feira (14) e prossegue até quinta-feira, 16 de setembro, em Brasília. O parlamento está previsto para outubro, em Montevidéu, capital do Uruguai.

O objetivo do parlamento é discutir com os alunos dos países membros do Mercosul a realidade em que se inserem e buscar meios para interferir positivamente na sua escola e comunidade. Na Paraíba, além de Rafael do IFPB, foram selecionados Ivan Carlos de Sousa, da Escola Estadual Major Veneziano Vital, e Nagilla Natasha Pereira, que estuda na Escola Estadual Severino Cabral, ambas em Campina Grande.

Para participar da etapa nacional, foram escolhidos cem candidatos, sendo três por unidade da Federação e 19 que representam a diversidade (indígenas, quilombolas, jovens de comunidades populares, da Amazônia e do semiárido), estes selecionados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

As secretarias estaduais de educação observaram uma série de critérios para selecionar os alunos. Um deles foi o equilíbrio da representação de meninos e meninas. Também foram avaliados o bom desempenho escolar, espírito de liderança e algum tipo de experiência de participação social.

Na seleção brasileira do Parlamento Juvenil do Mercosul, os estudantes vão assistir a palestras sobre o Mercosul e sobre os desejos dos jovens do ensino médio, além de participar de oficinas sobre música, comunicação, teatro, vídeo, fotografia, expressão corporal, rádio e animação. Durante o evento, apenas um estudante de cada estado será escolhido para representar o Brasil no evento internacional.

Professores – Além dos alunos, também foram indicados os professores para acompanhar os estudantes na fase nacional. Do conjunto de docentes, nove serão escolhidos para ir a Montevidéu, sendo que cada professor será responsável por três alunos.

Gutemberg Lima – da Assessoria de Comunicação do IFPB